Olhar Direto

Sábado, 05 de outubro de 2024

Notícias | Cidades

Livro da ACIR será lançado oficialmente

O Livro que conta a história da Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR) desde sua fundação, será lançado oficialmente nesta quarta-feira (13), no auditório da ACIR, às 19 horas, com a presença de todos os ex-presidentes da entidade que ainda residem em Rondonópolis. Além de autoridades, a atual diretoria e personalidades que marcaram época na trajetória política e social da entidade.


A obra foi escrita durante a gestão do empresário José Orivaldo Orsi, em parceria com um grupo de historiadores da UFMT, e recebeu o título de: “Tradição e Modernidade no Cerrado: “A cidade de Rondonópolis; a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis e a história da sua gente de negócio”.

O empenho dos historiadores foi retratar toda a biografia de consolidação da ACIR em um apanhado geral de informações e documentos que provam em qual contexto a entidade foi constituída e como se deu este processo. O grupo de historiadores é formado pelos Professores Dr. Renilson Rosa Ribeiro (UFMT/CUR - Coordenador), Ms. Simone Elias de Souza e Nathália da Costa Amedi.

No trabalho de coleta de informações foram usadas os registros em atas da entidade, além de uma pesquisa minuciosa aos arquivos de jornais da época. Segundo o professor Dr. Renilso Rosa, o grupo teve acesso aos momentos mais marcantes da história de fundação da ACIR e entendeu um pouco mais sobre sua participação no processo de desenvolvimento econômico e social de Rondonópolis. “Daí o motivo do título do trabalho também envolver “a cidade de Rondonópolis””, explicou.

A pesquisa na imprensa foi feita desde a década de 1970, com o objetivo de identificar qual visibilidade a ACIR tinha como entidade representativa dos comerciantes e empresários de Rondonópolis. E saber qual espaço dava aos temas relevantes para a cidade na época - (iluminação, asfalto das rodoviais, carga tributária, urbanização, etc.). Também foram realizadas entrevistas com antigos comerciantes da cidade, além de membros da diretoria que tiveram presente na entidade desde a década de 1990.

"Essas entrevistas ajudaram a preencher muitas lacunas existentes em capítulos da história da entidade e também permitiram mapear a história do comércio em Rondonópolis (especialmente a partir da memória dos antigos moradores)”, constata Renilson Ribeiro.

Com o auxílio de uma bibliografia específica (memórias, livros, teses, dissertações e artigos na imprensa) sobre a história de Rondonópolis, os historiadores conseguiram contextualizar o processo de constituição e consolidação da ACIR e do município de Rondonópolis - na sua transformação como pólo de desenvolvimento agroindustrial da região sul do Estado de Mato Grosso.

Em pesquisa nos acervos do Núcleo de Documentação Histórica Otávio Canavarros, vinculado ao Departamento de História do Campus da UFMT; no Arquivo Municipal e no Museu Municipal Rosa Bororo, por exemplo, foram encontrados documentos oficiais da Prefeitura Municipal de Rondonópolis com informações importantes sobre as primeiras casas comerciais da cidade (anos 1950 e 1960). Além de um rico acervo fotográfico da cidade, que foi utilizado na ilustração do livro.

O livro conta com cinco ensaios marcantes, com relatos de fatos e entrevistas com os personagens atuantes na economia da cidade. “Essas pessoas encontraram na ACIR um espaço de representação, lutas e prestação de serviços para sociedade e seus depoimentos foram um grande direcionamento para o trabalho e conclusão desta obra”, considera mais uma vez Renilson Ribeiro.

A publicação do livro contou com apoio do deputado federal Wellington Fagundes (PR) que intermediou uma parceria junto ao Governo do Estado de Mato Grosso para viabilizar a impressão da obra.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet