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Quarta-feira, 31 de julho de 2024

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Confira as dicas do Procon para a compra de peixes na Semana Santa

Os peixes são alimentos tradicionais da Semana Santa. Nesta época há uma procura muito grande pelo produto, que necessita, por exemplo, de boas condições de conservação para não colocar em risco a saúde das pessoas. A Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT) orienta sobre os cuidados necessários para compra desses alimentos.


Para os peixes frescos, o consumidor deve estar atento, principalmente, às condições de armazenamento e higiene do produto. No supermercado, o pescado deve estar exposto em balcão frigorífico, e na feira, envolto em gelo picado, sempre protegido do sol e de insetos. O feirante ou vendedor deve usar luvas ao manusear o produto.

Atenção ainda, na aparência do pescado. Pressione os dedos verificando se a barriga do peixe está firme, se os olhos estão brilhantes e salientes e se as escamas estão presas ao corpo do pescado. Peixe muito mole, com os olhos turvos ou escamas soltas indica má conservação do produto. Por isso, deve-se evitar a compra de peixes em postas ou filés, pois assim não há como avaliar as características necessárias para a boa qualidade do que está prestes a adquirir.

Já para os produtos congelados, é importante observar se o balcão de armazenamento não está superlotado, o que impede a circulação de ar refrigerado e compromete sua qualidade. Outra dica está relacionada ao carimbo do S.F.I. (Serviço de Inspeção Federal) ou S.I.M. (Serviço de Inspeção Municipal), que traz a data de acondicionamento e o prazo de validade do produto.

Produtos congelados devem ser conservados sempre a temperaturas inferiores a 18 graus e resfriados abaixo de zero grau. Não é recomendável o consumo de produtos “suados”, pois pode indicar que o equipamento de refrigeração foi desligado ou teve sua temperatura diminuída temporariamente.

Bacalhau e outros peixes secos não devem apresentar manchas vermelhas ou pintas pretas no dorso nem umidade, indicando assim, a presença de bactérias (bolor). No caso de enlatados, evite latas amassadas e estufadas. Depois de descongelado, se recomenda o preparo e consumo imediato do peixe.

Vale lembrar que os comerciantes são obrigados a cumprir as ofertas apresentadas em anúncios ou folhetos publicitários. Na hora de registrar a compra, o preço equivale á oferta divulgada, portanto o consumidor deve ficar atento e exigir que seus direitos sejam respeitados.

Para consultas, reclamações ou denúncias por falta de higiene ou má conservação de alimentos, o Procon-MT atende em sua sede (Edifício Eldorado Executive Center, Av. do CPA, 917 Bairro Araés - ao lado da Polícia Federal) de segunda à sexta-feira, das 12h às 18h. Os consumidores podem ainda se dirigir ao posto de atendimento do órgão no Ganha Tempo (Praça Ipiranga, Centro), que funciona das 07h30 às 18h30 de segunda a sexta e, aos sábados, das 07h30 às 13h. Para mais informações, ligue 151 ou 3613-8500.
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