Olhar Direto

Sexta-feira, 05 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Sistema prisional

Estado adquire detectores de metal para visitas íntimas

Para evitar os constrangimentos causados pelas visitas íntimas nas unidades prisionais de Mato Grosso, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) adquiriu 108 banquetas para humanizar e agilizar a entrada de visitas nas cadeias públicas e penitenciárias do Estado. Nesta sexta-feira (17) cinco entram em funcionamento na Penitenciária Central do Estado (Pascoal Ramos), cinco no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) e o mesmo número na Cadeia Pública de Várzea Grande. Foram investidos R$ 140 mil com os equipamentos. Os recursos são do Estado e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).


Amanhã, durante o Governo Itinerante em Pontes e Lacerda, o secretário da Sejuhd, Paulo Lessa, deve entregar mais três equipamentos desses para cadeias públicas da região Oeste de Mato Grosso. Ainda não há data prevista e nem a quantidade de equipamentos que devam ser encaminhados para Rondonópolis e atender a Penitenciária da Mata Grande.

Para conferir se há mulheres ou homens entrando com droga na unidade, basta os visitantes sentarem na banqueta, com roupa mesmo. A Sejudh não informou se ainda haverá necessidade ou não de manter as revistas como são feitas hoje, em que as mulheres são obrigadas a ficar nuas e fazer agachamento para conferir se há drogas ou celulares nas partes íntimas. Além de constrangedor, o atual método é demorado e faz com que centenas de mulheres aguardem numa longa fila na porta das unidades.

No ano passado, a Sejudh apreendeu 724 celulares nas cadeias públicas e penitenciárias do Estado. De janeiro a março deste ano foram 53 aparelhos. A maioria adentrou os muros da unidade por meio dos visitantes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet