Olhar Direto

Domingo, 30 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Um ano e meio depois

CPI recomenda estadualização dos prontos-socorros

O relatório final da CPI da Saúde foi concluído em possui 33 recomendações ao Governo do Estado e prefeituras para dar um novo rumo ao setor da saúde. Dentre as propostas estão a estadualização dos pronto-socorros de Cuiabá e Várzea Grande; erradicar as filas para exame, consultas e cirurgias; construção de um Hospital Estadual de média e alta complexidade, criar o Hospital da Criança e o Hospital da Mulher, além dos pedidos de fortalecer e reestruturar políticas de saúde já em andamento.


Também foi proposta a realização de concursos públicos de forma periódica na área da saúde evitando contratações de terceirizados. Conforme o relatório, no período de 2007 a 2009 o salário dos servidores efetivos de Cuiabá teve uma variação de 40%, enquanto que a variação do montante aplicado com serviços de terceiros foi de 106% (cento e seis) e 160% (cento e sessenta) no período.

Para que as recomendações saiam do papel e ganhem à prática, o deputado estadual Walace Guimarães (PMDB) informou que o próximo passo será trabalhar em conjunto com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa para cobrar a aplicação das recomendações.

Ele disse ainda que as principais dificuldades identificadas pela CPI foi relacionada à gestão dos recursos. Durante os trabalhos, vários ofícios foram encaminhados às prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, porém não obtiveram respostas dificultando o trabalho do grupo.

Durante o andamento da CPI, em abril de 2010, foi apresentada uma fila de espera de 120 mil pacientes na Central de Regulação do Estado. Do total, 62 mil aguardavam por consulta e a fila de espera era maior por complexidades como neurologia e cardiologia. Quinze pessoas morreram por falta de cateterismo. O custo para zerar a fila de espera é de R$ 15 milhões, mas com base na tabela SUS de novembro de 2009, valores majorados desde então.

Desde novembro de 2009 quando foi criada, a CPI da Saúde promoveu 12 reuniões e 9 oitivas, além de visitas nas unidades de saúde: Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá; Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande; Policlínicas do Coxipó, Pedra 90, Verdão e Morada da Serra; nos antigos Hospitais Modelo e São Tomé; Hospital Metropolitano de Várzea Grande; Hospital Universitário Júlio Müller; Hospital Geral Universitário, Hospital Adauto Botelho, e nos Hospitais Regionais de Cáceres, Sorriso, Rondonópolis e Colíder. Com assessoria
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet