Olhar Direto

Terça-feira, 01 de outubro de 2024

Notícias | Cidades

Juvam conscientiza população sobre queimadas

Com o intuito de prevenir e combater as queimadas em Rondonópolis (212km a sul de Cuiabá), o Juizado Volante Ambiental da comarca promoveu apresentação de vídeos educativos sobre o assunto à população da cidade. Na oportunidade também foram demonstradas atividades desenvolvidas pelo Juvam em conjunto com órgãos ambientais parceiros. A exposição foi realizada no Estande da Conscientização Ambiental, local reservando para o juizado durante a 39ª Exposul de Rondonópolis (6 a 14 de agosto).


Ainda no sentido de conscientizar a população, foram expostos vários animais empalhados cedidos pelo Centro de Educação Ambiental do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental de Cuiabá e pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os animais apresentados representaram as espécies existentes na fauna mato-grossense e que têm sua vida ceifada em razão de mutilação por caça predatória, maus tratos ou atropelamentos. Já a flora mato-grossense foi representada por várias mudas de árvores de espécies nativas da região, alertando para o desmatamento ilegal de nossas florestas.

Durante o evento cerca de quatro mil pessoas visitaram o estande da Conscientização Ambiental, tornando-o um dos mais visitados e elogiados pelo público presente.

O Juizado Volante Ambiental foi criado pelo Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso por meio da Resolução nº 1/96, com competência para atuar no âmbito cível e criminal. Inicialmente, os trabalhos do Juvam se restringiram a Cuiabá, estendendo-se mais tarde para as comarcas de Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger, Rondonópolis e Cáceres.

O Juvam foi criado para atuar nos casos de agressão ao meio ambiente, fiscalizar e atuar nos casos de contaminação de alimentos e reservas de água potável, desaparecimento contínuo de espécies da fauna e flora, destruição da camada de ozônio, multiplicação de depósitos de lixo tóxico e radioativo e erosão de solos férteis. Para conseguir desenvolver na íntegra o seu trabalho, o Juvam conta com estrutura própria de servidores e veículos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet