Olhar Direto

Segunda-feira, 24 de junho de 2024

Notícias | Cidades

vitória no esporte

Mato-grossense de Barra do Garças é campeão brasileiro de Atletismo

Foto: Flavia Ribeiro

Joseilton foi revelado pela equipe de atletismo da Barra que será destaque amanhã no Esporte Espetacular

Joseilton foi revelado pela equipe de atletismo da Barra que será destaque amanhã no Esporte Espetacular

O mato-grossense, de Barra do Garças, Joseilton Cunha, 17 anos, conquistou neste sábado (10), o título de campeão brasileiro na prova de 1.500 metros, em Maringá-PR, e assegurou vaga para o Sul-Americano em Cali, na Colômbia, no final do mês. É mais uma façanha do jovem atleta revelado em Barra do Garças que treina hoje em Uberlândia-MG e já participou de provas internacionais de 800 a 1.500 metros.


Mais dois atletas da equipe de atletismo de Barra do Garças sob comando do professor Severino Santos participam de provas nesta sexta-feira em busca de tempo classificatório para o Sul-Americano de Atletismo: Pátria e Vitor que já obtiveram excelentes resultados e podem integrar a seleção brasileira de atletismo.

O resultado de Joseilton foi amplamente comemorado pelo treinador Severino bastante elogiado pelo seu trabalho a frente do atletismo barra-garcense. Ex-maratonista Severino foi treinador do tricampeão mato-grossense da Corrida de Reis, João Neto e revelou várias promessas de corrida de média e grande distancia.

O trabalho da equipe de atletismo de Barra do Garças estará em destaque neste domingo (11) no programa Esporte Espetacular, da Rede Globo de Televisão, numa reportagem especial sobre as conquistas e dificuldades da equipe comandada pelo técnico Severino. A reportagem já está pronta e foi muito elogiada pela produção inclusive com chance de ganhar prêmio nacional por causa da história dos atletas e as paisagens de Barra do Garças.

Em agosto do ano passado, a trajetória de Joseilton foi contada numa reportagem da Revista Veja sobre as promessas olímpicas do Brasil para as Olimpíadas de 2014. Naquele ano, o barra-garcense havia conquistado uma Seletiva Sul-Americana dos 1000 metros para a 1ª edição dos Jogos Olímpicos da Juventude.

Joseilton começou a correr com 15 anos, depois de trabalhar em fazenda como vaqueiro e até tratorista. Antes ele tentou ser pedreiro e jogador de futebol, mas sem sucesso.

E foi a dificuldade de não ter alimentos e até mesmo água para beber onde morava na fazenda que fez o garoto desistir da roça e voltar para cidade onde voltou a estudar. Na escola, incentivado por um professor de Educação Física, Joseilton percebeu que tinha queda para o atletismo e passou a correr. Depois passou a ser treinado por Severino e se tornou um dos orgulhos da cidade de Barra do Garças.

Esse é o link para reportagem da Veja sobre Joseilton, de 2010.

http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/o-futuro-do-esporte-brasileiro-nas-maos-de-jovens-atletas

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet