Olhar Direto

Sexta-feira, 14 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Segurança pública na região de Sinop passa a contar com reforço de 44 novos soldados

Sinop, MT - Muita alegria e emoção marcaram a solenidade de formatura dos 44 alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de Sinop. Os jovens soldados receberam as boas vindas do secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, nesta terça-feira (13.09), na Praça Plínio Calegari, na cidade.


Diógenes Curado agradeceu o empenho dos formandos durante o período de capacitação e ressaltou com a inclusão dos novos soldados a região de Sinop recebeu um reforço policial. “Hoje são mais 44 policiais militares na região de Sinop. Isso significa que a população terá mais policiais nas ruas, realizando um bom trabalho com o cidadão e garantindo mais segurança para a região”, disse.

O comandante Geral da PM, coronel Osmar Lino Farias, parabenizou e agradeceu os formandos por terem escolhido a instituição e destacou que os soldados terão uma nova postura na sociedade. “A partir de agora é preciso que lutem e defendam a qualidade de vida daqueles que dependem de nós para a segurança da sua integridade física e do seu patrimônio. A sociedade precisa de vocês”, falou.

Os 44 homens e mulheres que agora fazem parte da Polícia Militar foram aprovados no último concurso público do Estado e ingressaram no curso de formação em fevereiro deste ano. Foram cerca de sete meses de preparação até a formatura.

Conforme o comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), tenente-coronel PM Jorge Antônio de Oliveira Paredes, ao longo de todo o período do curso, os soldados foram preparados e capacitados com orientações teóricas e práticas do cotidiano do trabalho de um policial militar. Segundo Paredes, os alunos tiveram aulas nas áreas técnicas, direitos humanos, cidadania e relações interpessoais.

Para o soldado PM Fábio Zampirão, essa data é comemorada em dobro, pois além de concluir o curso, o jovem soldado conseguiu ficar em primeiro lugar na classificação geral da capacitação. “Estou muito feliz por ter ficado em primeiro lugar. Vim do Paraná para realizar o meu sonho de ser um policial militar”, lembrou. Segundo o soldado o sonho de seguir na carreira militar continua. “Vou continuar estudando e tentar ser aprovado no Curso de Formação de Oficiais”, disse.

No total, 1,2 mil novos soldados foram inseridos na Polícia Militar de Mato Grosso. Os novos soldados oriundos do último concurso público realizado pelo Governo do Estado ingressam como reforço na Segurança Pública de Mato Grosso e serão distribuídos conforme o índice populacional dos municípios do Estado.

Apenas na região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá serão destinados 678 novos soldados, que serão distribuídos entre os seis Batalhões Metropolitanos que integram os Comandos Regionais 1 e 2 da Polícia Militar, além dos batalhões especializados como o de Operações Especiais (Bope), Ronda Ostensiva Tático Metropolitana (Rotam), Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), Batalhão Ambiental e Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran).

Para o Comando Regional de Cuiabá (CR I) serão designados 495 novos policiais. Já o Comando Regional de Várzea Grande (CR II) contará com 183 policiais a mais em seu quadro. No interior do Estado, o Comando Regional II, de Sinop, ganhará 44 novos policiais; o CR IV, de Rondonópolis, contará com 88 militares a mais; Barra do Garças (CR V) serão 47 policiais no incremento; Cáceres (CR VI) mais 103 soldados; Tangará da Serra (CR VII) mais 78; Juína (CR VIII) 68 a mais; Alta Floresta (CR IX) 29 e Vila Rica (CR X) 44.

De acordo com o comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Osmar Lino Farias, os novos soldados que encerraram o Curso de Formação no dia 02 de setembro foram destinados às cidades polos do Estado escolhidas no concurso para atender seus respectivos comandos da polícia. “Esses soldados serão recebidos pelos comandantes que vão orientá-los e direcioná-los, conforme a demanda e necessidade de cada região”, disse Farias.

NOVOS SOLDADOS

Com a inclusão dos novos soldados, a meta da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) é colocar mais policiais nas ruas do Estado. “A população cobra mais policiamento nas ruas e agora podemos fazer esse planejamento”, disse o secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho.

Um novo concurso para inclusão progressiva de pelo menos mais quatro mil homens na Polícia Militar de Mato Grosso (PM/MT) deverá ser realizado até 2014, ano em que Cuiabá recebe os jogos da Copa do Mundo. A confirmação foi dada pelo governador Silval Barbosa, ao participar, no dia 02 de setembro, da solenidade de formatura de 1,2 mil soldados da Polícia Militar, no Quartel do Comando Geral (QCG) da PM, em Cuiabá.

A intenção é colocar os policiais mais próximos da população, realizando o policiamento ostensivo a pé nos locais de grande fluxo de pessoas como praças, próximos aos bancos e esquinas.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet