Olhar Direto

Domingo, 23 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Normas e procedimentos de segurança de edificações são levados para ajustamento de engenheiros

O Corpo de Bombeiros Militar e a Associação Mato-grossense dos Engenheiros de Segurança do Trabalho (Amaest) realizaram evento destinado aos profissionais credenciados no CBM-MT. Cerca de oitenta engenheiros compareceram ao workshop a fim de conhecer a conduta que será aplicada às normas de segurança contra incêndio e pânico.


A programação foi marcada pela realização de uma palestra que abordou a importância da prevenção na segurança das edificações existentes no Estado, além da priorização da segurança como forma de garantir e preservar a vida das pessoas. A palestra foi ministrada pelo cabo BM Marcelo Souza, físico pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT e analista de processos da Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico (DSCIP).

A tenente Sheila Sebalhos, apresentou as instruções normativas que foram criadas para regular os serviços dos componentes que atuam nessa área e servirão de norteamento tanto para os militares quanto para os profissionais que deverão seguir aquilo que elas ditam como entendimento das normas e legislações adotadas, para que haja a aplicação de forma unificada e padronizada em todos os municípios do Estado.

Os engenheiros puderam debater, questionar e sugerir ao diretor da DSCIP, coronel Weber Hübner, sobre determinados procedimentos adotados pela instituição. “A diretoria quer chegar a um patamar em que ela sirva apenas para deliberar junto aos engenheiros e não servir para consultas como hoje está. Assim iremos ganhar na qualidade dos projetos”, explana o coronel.

Na visão do diretor, para que cheguem a esse nível de desenvolvimento, os engenheiros precisarão estar em consonância com as normas da instituição, com isso, muitos projetos analisados não precisarão voltar para correção. “Acredito que com esse incremento na conduta, vamos ganhar tempo na análise do projeto e vamos ter o engenheiro como parceiro da segurança contra incêndio e pânico”, avalia o diretor.

O presidente da Amaest, engenheiro Aubeci Davi dos Reis, destacou a necessidade de integração da Associação com a DSCIP, objetivando a melhoria nos serviços e a conscientização dos profissionais e da população para a segurança contra incêndio e pânico no Estado. “Precisamos trabalhar de forma conjunta para que a emissão de projetos esteja em consonância com as mudanças propostas na legislação vigente que busca acompanhar o crescimento econômico e social do Estado”, declarou Aubeci.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet