Olhar Direto

Domingo, 23 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Operação recolhe 24 pessoas para encaminhamento

Dando continuidade ao projeto Porto da Paz, deflagrado na manhã desta terça-feira (27 de setembro) pela Assessoria Militar do Fórum Desembargador José Vidal e parceiros, no bairro do Porto, em Cuiabá, no período vespertino 14 pessoas foram abordadas e encaminhadas ao Centro de Triagem da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) para que cada caso fosse analisado de forma individual. Pela manhã outras 14 pessoas já haviam sido abordadas.


De acordo com o idealizador do projeto, capitão PM Darwin Salgado Germano, após a triagem foi constatado que das 28 pessoas recolhidas, 14 deverão passar por internação no Centro Integrado de Atendimento Psicossocial (Ciaps) Adauto Botelho, sendo 11 homens e três mulheres. “São usuários de drogas que precisam de tratamento adequado e se comprometeram a participar da terapia”, lembrou o capitão. “O objetivo principal da ação do Poder Judiciário é devolver a região aos seus moradores e com isso dar oportunidade para as pessoas que estão vivendo em situação de risco”, explicou.

Do total de abordados, 13 homens foram encaminhados para o Centro de Triagem e uma mulher para a Casa de Abordagem Solidária. “Lá poderemos verificar de onde são, qual o tipo de tratamento que precisam. Sabemos que há pessoas nas ruas que não buscam tratamento por falta de condições. Estamos oferecendo o suporte que muitos necessitam para se recuperar do vício das drogas, do álcool e voltar a fazer parte da sociedade”, disse o gerente da Coordenadoria de Proteção Especial e Alta Complexidade da SMASDH, Edilson Proença.

No período da manhã, um adolescente foi recolhido e encaminhado à Delegacia Especializada dos Direitos da Criança e Adolescente (Dedica), mas de acordo com a fiscal do Juizado da Infância e Juventude, Olga de Faria, na região do Porto ela ainda não havia presenciado essa situação. “Nosso papel no projeto é fiscalizar situações de risco como crianças ou adolescentes em bares e lanchonetes ingerindo álcool, em cruzamentos pedindo esmola, ou casos como envolvimento em prostituição infantil”, cita a fiscal. “Se um adolescente for flagrado consumindo álcool em lanchonete, por exemplo, lavramos um auto de infração para o proprietário”

Os moradores e comerciantes da região aprovaram a iniciativa. “Toda ação para tirar da rua moradores e drogados é bem vinda. O importante é continuar o trabalho para que eles não voltem para cá”, disse o taxista Camilo do Carmo, 56, que atua há 15 anos no Porto. “Cuiabá começou aqui precisamos cuidar dessa região”, avaliou.

O projeto Porto da Paz será desenvolvido por 60 dias, uma vez por semana. A próxima ação está marcada para a quinta-feira (6 de outubro). O projeto é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), as Polícias Militar e Civil, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), Secretarias de Turismo do Estado e do Município, Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (Conen), Secretaria de Estado Trabalho e Assistência Social (Setas), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Assembleia Legislativa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet