Olhar Direto

Quinta-feira, 01 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Fumacê continua no Cristo Rei nesta semana

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses informa que os 12 carros UBV conhecidos como “carros fumacê”, usados no combate ao mosquito da dengue, continuarão nos bairros que compõe a Grande Cristo Rei. As ações de borrifação acontecem desde a última sexta-feira (17.04) e vão até o próximo domingo(26.04).


A expectativa da secretária municipal de saúde, Jaqueline Guimarães é atingir todos os bairros, localizados desde a ponte nova até a Avenida 31 de Março. Com isso, ela acredita que poderá exterminar o mosquito da dengue na grande Cristo Rei.

A secretária destaca que a população pode ajudar abrindo portas e janelas no momento em que os carros fumacê passam. Com isso, o veneno chegará em todos os locais onde estão os mosquitos.

Jaqueline Guimarães, informa que os bairros inicialmente atendidos pelos carros fumacês apresentaram um maior índice de proliferação da doença, e já receberam o serviço de limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

A titular da pasta lembra que, conforme as normas técnicas, a borrifação do inseticida deve ocorrer a partir das 18 horas. Os serviços terminam por volta das 22 horas. “Na sequência, outros bairros da cidade serão atendidos”, informa.


O médico do Ministério da Saúde, Agostinho Limeira, que veio de Belém do Pará, para acompanhar os trabalhos, esclarece que o veneno é de baixa toxicidade, pois o máximo que pode ocorrer é uma irritação da pele.

“O atual inseticida é a base de aquakaotrine, a mesmo fórmula de um baygon vendido num supermercado. Significa que a pessoa esteja passando esse tipo de produto em casa”, frisa. Ele lembra que a fórmula antiga era mais tóxica.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet