Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Curso de Colhedora de Cana irá oportunizar novas vagas de emprego em Mato Grosso

Campo Novo do Parecis, MT – A possibilidade de uma nova oportunidade de inserção no mercado de trabalho está motivando os participantes do I Curso de Operador de Cana de Açúcar. A qualificação, que é disponibilizada pela primeira vez em Mato Grosso, é uma ação desenvolvida pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), em parceria com a iniciativa privada e prefeituras municipais.


Em Campo Novo do Parecis, o curso tem movimentado o município e muita gente está satisfeita em poder participar da capacitação. Edinaldo Tenório da Silva, por exemplo, que trabalha como coordenador do corte manual da cana de açúcar em uma usina da cidade, acredita que a qualificação poderá assegurar sua permanência na empresa.

O corte manual da cana é substituído pela máquina, numa realidade que não tem volta. Assim, espero fazer este curso e ser um operador ou quem sabe um coordenador de equipe e continuar empregado. Este curso será um divisor de água na vida de muito trabalhador”, disse Edinaldo.

Para o aluno Reginaldo Oliveira Magalhães, o curso será a oportunidade da sua vida. Vim do Piauí para trabalhar aqui no Estado na produção de cana de açúcar e etanol. Infelizmente ainda não consegui uma classificação e agora tenho certeza que o ingresso no mercado de trabalho será facilitado”, afirmou Reginaldo.

Maurício Lima de Souza, de 48 anos, é outro participante da qualificação do Governo do Estado. “Estou desempregado e quero obter uma nova profissão. Sei que enfrentarei algumas dificuldades, mas estou muito empenhado em aprender a operar a máquina”, salientou Maurício.

MULHERES NA MÁQUINA

Há muito tempo as mulheres ocupam espaços que antes eram considerados como local de trabalho exclusivo de homens. Esta também é a realidade do campo, ambiente onde elas participam dos cursos, fazem parte do plantio e operam tratores e equipamentos agrícolas.

O Curso de Operador de Colhedora de Cana em Campo Novo tem duas participantes. Uma delas, Luizinice Aparecida da Silva, já participou do Curso de Operador de Máquinas Agrícolas, uma outra qualificação do Projeto Parceria Rural/Agricultura. Ela conta que o curso anterior foi muito importante na sua vida e agora quer aprender um pouco sobre a colheita de cana.

“Já fui tratorista na safra passada e quando ouvi que ia ter o curso para operar a colhedora fiquei toda empolgada. Trabalho na área rural já faz algum tempo e estou realmente muito feliz em ter esta nova chance”, destacou Luizinice toda sorridente.

Genê de Fátima Romero Pinto disse que está disposta a enfrentar o novo desafio. Atualmente desempregada, ela conta que sempre trabalhou na área de vendas e recentemente tem feitos vários cursos para ingressar novamente no mercado.

“Nem sei dizer o quanto estou feliz em participar desta qualificação. Acho esta oportunidade maravilhosa e só tenho que parabenizar o Governo do Estado. É um novo horizonte que se abre na minha vida e vejo que as mulheres também podem ocupar este espaço. O mercado está aí para todos, principalmente, para aqueles que tem competência para ocupar os postos de trabalho”, pontuou Genê.

MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA

Mato Grosso é um Estado agrícola. A condição de produtor de produtos primários demanda investimentos no agronegócio para subsidiar a economia local. Neste contexto, a cana de açúcar se destaca como uma das principais culturas agrícolas do Estado e do município de Campo Novo do Parecis.

Atualmente, cerca de 80% da colheita de cana do município já é realizada de forma mecanizada, o que implica em uma grande necessidade de trabalhadores capacitados para operar o equipamento. A colhedora de cana substitui o trabalho de 60 homens e amplia a produtividade da colheita, além de diminuir os custos do processo.

Este ano, o Governo do Estado promove a Capacitação em Colhedora de Cana de Açúcar em três municípios, numa espécie de projeto piloto que deverá ser ampliado para mais municípios no próximo ano.

Atendendo um pedido da primeira-dama e secretária da Setas, Roseli Barbosa, os representantes da CNH, empresa dona das marcas Case e New Holland, prometeram disponibilizar um instrutor para nos atender nesta nova qualificação. O resultado é este curso que beneficia moradores do Estado e ajuda na empregabilidade das famílias mato-grossenses”, disse a superintendente de Qualificação Profissional da Setas, Rosamaria de Carvalho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet