Olhar Direto

Sábado, 29 de junho de 2024

Notícias | Cidades

REFORMA AGRÁRIA

MST bloqueia BR-163 pelo segundo dia e cobra mais seis assentamentos

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) bloqueia, pelo segundo dia seguido, a BR-163, entre Sinop e Itaúba, cobrando agilidade na implantação de seis assentamentos rurais na região Norte de Mato Grosso - Keno...

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) bloqueia, pelo segundo dia seguido, a BR-163, entre Sinop e Itaúba, cobrando agilidade na implantação de seis assentamentos rurais na região Norte de Mato Grosso - Keno, Terra de Viver e 12 de outubro, que ficam no município de Claudia; Novo Renascer e Olga Benário, em União do Sul e, Santa Rosa, em Sorriso.


Conforme informação do integrante do movimento, Edilson da Silva, a interrupção da pista começou por volta de 6h e não tem hora para terminar. “O MST quer que um representante do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) venha até aqui para negociarmos a instalação dos assentamentos. Sem esta condição, o manifesto pacífico vai continuar”, informou, por telefone, ao Olhar Direto.

As lideranças do movimento sustentam que pelo menos três dos assentamentos - Terra de Viver, 12 de outubro e Novo Renascer – já tiveram publicado no Diário Oficial da União a homologação de reconhecimento, para fins de compra das fazendas onde os sem terra estão acampados e a consequente divisão das áreas. “Isso foi ainda no ano passado, mas até agora não houve a efetivação dos assentamentos, é muita morosidade”, critica Edilson.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) – posto de Sinop – faz o acompanhamento no local do bloqueio para evitar conflito entre manifestantes e motoristas. Ontem, a pista ficou interditada por cerca de nove horas, atrasando a viagem de carretas, ônibus e veículos de passeio.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet