Olhar Direto

Sábado, 29 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Rondonópolis diminui em 80% número de focos de incêndio em 2011

Graças a um pacto firmado entre a Prefeitura de Rondonópolis e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente – Sema, a cidade registrou em 2011 apenas 92 focos de incêndio contra 504 pontos em 2010. O índice de 81,75% a menos que no ano passado foi garantido pelo investimento em prevenção, controle e fiscalização em diversos bairros, além dos fatores climáticos que também contribuíram na redução. Os dados foram repassados pelo satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE depois do término do período proibitivo, entre os dias 1º de julho a 15 de outubro.


O secretário Lindomar Alves avalia como satisfatório os resultados se comparado com os números alcançados em todo o Estado de Mato Grosso. Segundo ele, durante a assinatura do pacto ‘MT Unido contra as Queimadas’, Rondonópolis assumiu o compromisso de diminuir em 60% os pontos de calor e conseguiu 81,75%. Durante o período proibitivo, Mato Grosso registrou 62.310 focos, ou 73,89%.

Na opinião do secretário, o saldo positivo se deve ao fato da contratação de dez brigadistas que ficaram a disposição do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros, da parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que ajudaram na limpeza dos terrenos e das palestras sobre educação ambiental, desenvolvida nas escolas e instituições de Rondonópolis.

Outro trabalho intensificado na campanha ‘MT Unido contra as Queimadas’, foi a disponibilidade do plantão 24 horas com o Disque Denúncia. De janeiro a outubro de 2011 os fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizaram 273 notificações referentes a queimadas.

“Com certeza a população conseguiu sentir a diferença no ar que ficou mais puro. E para o próximo ano as ações vão ser intensificadas com a criação do Comitê de Gestão Contra o Fogo, composto por membros da Semma, Corpo de Bombeiros, índios da Aldeia Tadarimana e órgãos ambientais que atuaram permanentemente no combate aos incêndios”, reforça o secretário Lindomar Alves.

PERÍODO PROIBITIVO

Lindomar Alves esclarece que o período proibitivo das queimadas, entre os dias 1º de julho a 15 de outubro, vale apenas para a zona rural dos municípios mato-grossenses. Na zona urbana o ato de colocar fogo não é permitido e pode ser considerado crime. A multa pode variar de R$317 até RS 10 milhões. “Quem precisar atear fogo na zona rural fora deste prazo deve solicitar autorização da Secretaria Estadual porque também pode ser multado em mil reais por hectare”, disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet