Olhar Direto

Sábado, 29 de junho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Queimadas urbanas

Rondonópolis diminui em 80% número de focos de incêndio

Foto: Vinícius Amoroso/Assessoria

Secretário diz que fatores climáticos também foram determinantes para redução das queimadas

Secretário diz que fatores climáticos também foram determinantes para redução das queimadas

O pacto firmado entre a Prefeitura de Rondonópolis e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) resultou na redução de 81,75% dos focos de incêndio no município. A cidade registrou em 2011 92 focos de incêndio contra 504 pontos no ano passado. Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente (Semma), Lindomar Alves, os investimentos em prevenção, controle e fiscalização em diversos bairros, além dos fatores climáticos que também contribuíram na redução.


Os dados foram repassados pelo satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE depois do término do período proibitivo, entre os dias 1º de julho a 15 de outubro.

Durante a assinatura do pacto ‘MT Unido contra as Queimadas’, Rondonópolis assumiu o compromisso de diminuir em 60% os pontos de calor e conseguiu 81,75%. Durante o período proibitivo, Mato Grosso registrou 62.310 focos, ou 73,89%.

Na opinião do secretário, o saldo positivo também se deve ao fato da contratação de dez brigadistas que ficaram a disposição do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros, da parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que ajudaram na limpeza dos terrenos e das palestras sobre educação ambiental, desenvolvida nas escolas e instituições de Rondonópolis.

Outro trabalho intensificado na campanha ‘MT Unido contra as Queimadas’, foi a disponibilidade do plantão 24 horas com o Disque Denúncia. De janeiro a outubro de 2011 os fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizaram 273 notificações referentes a queimadas.

“Com certeza a população conseguiu sentir a diferença no ar que ficou mais puro. E para o próximo ano as ações vão ser intensificadas com a criação do Comitê de Gestão Contra o Fogo, composto por membros da Semma, Corpo de Bombeiros, índios da Aldeia Tadarimana e órgãos ambientais que atuaram permanentemente no combate aos incêndios”, reforça o secretário Lindomar Alves.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet