Olhar Direto

Sábado, 29 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Discussão sobre recursos hídricos promovida pelo Congresso Nacional será nesta sexta-feira em Cuiabá

Os recursos hídricos e a importância da sustentabilidade serão debatidos durante evento promovido pela Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, nesta sexta-feira (21.10), às 8h30, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.


O Estado de Mato Grosso foi um dos seis entes da federação escolhidos pela comissão do Congresso Nacional que promove discussões sobre temas relacionados ao meio ambiente: recursos hídricos, biomas, energia, cidades sustentáveis, segurança ambiental e economia verde. O objetivo do encontro é sistematizar o diagnóstico, propor alternativas para solucionar problemas com relação à questão ambiental e elaborar um documento do Brasil para ser apresentado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, denominado Rio + 20, que será promovida em junho de 2012 no Rio de Janeiro, com a participação de diversos países.

Em Mato Grosso, o assunto escolhido para o debate foi recursos hídricos e o encontro contará com a participação, além da Comissão do Congresso Nacional, de deputados estaduais, representantes do Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Organizações Não Governamentais (ONGs) e a sociedade civil.

De acordo com o presidente da Comissão de Meio Ambiente do legislativo estadual, Sérgio Ricardo, o evento no Estado é uma oportunidade para os representantes do Congresso Nacional e de Mato Grosso debaterem a realidade dos recursos hídricos e elaborar propostas pautadas no desenvolvimento sustentável. “No nosso cotidiano, não damos importância para a água, não questionamos de onde esta vem e para onde vai. Cabe aos cidadãos garantir a atual e às futuras gerações a utilização dessa com responsabilidade”, alertou o parlamentar.

No início do debate, o representante do Instituto Internacional de Ecologia, José Galizia Tundisi, a coordenadora da Rede de Águas da Fundação SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro e o assessor especial da presidência da Agência Nacional das Águas (ANA), Marco José Melo Neves, falam sobre a situação dos mananciais, alternativas de conservação e outras questões.

Posteriormente, os integrantes do Estado irão expor sobre a realidade local no aspecto dos recursos hídricos. “Falaremos sobre a questão do ponto de vista mato-grossense, como acontece a política em nível estadual, ou seja, apontar como é o nosso cenário sobre o assunto para trocarmos ideias e experiências”, relatou o superintendente de Recursos Hídricos da Sema, Luiz Henrique Noquelli.

Por meio da Assessoria de Imprensa, o coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado federal Sarney Filho, lembrou sobre a importância da reunião mundial que acontece no próximo ano. “Talvez seja o encontro mais relevante desse início do século 21. Neste momento, o mundo vive uma crise econômica que se alastra e preocupa a todos. Mas isso não é nada diante da emergência ambiental que enfrentamos que coloca em risco a própria vida no Planeta”.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet