Olhar Direto

Sexta-feira, 02 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

pac cuiabá

Wilson quer dar "visibilidade" ao programa e leva Riva para ver obras

O prefeito Wilson Santos, depois da série de denúncias e críticas sobre o andamento e gestão das obras do Programa de Aceleração do Cresicmento ( PAC), em Cuiabá, decidiu mudar de estratégia. Enquanto aguarda o relatório final da Controladoria Geral da União, que apontou uma série de irregularidades nas obras, sendo a principal delas a questão do sobrepreço, o prefeito tem procurado mostrar que o programa está sendo executado em bom ritmo. O volume de informações sobre como está o programa também aumentou. De um mês para cá, a Secretaria de Comunicação tem distribuido quase que diariamente informações sobre andamento das obras em vários bairros.

Amanhã, ele vai mostrar a obra da ETA Tijucal ao presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva.

 O prefeito também adotou a  estratégia de ir aos locais onde elas estão sendo executadas. Ontem, ele esteve em alguns canteiros de obras e disse estar surpreendido com o andamento dos trabalhos, principalmente agora que o período das chuvas cessou. Segundo Wilson, na maioria dos lotes contratados, os percentuais de obras em fase de estruturação, ou conclusão, já extrapolam suas expectativas.

"Mal as chuvas deram uma trégua, com início da estiagem, e já se vê um ritmo interessante na continuidade dinâmica do empreendimento PAC na Capital. Alguma coisa ainda está devagar por causa dos estragos do longo período chuvoso registrado também no nosso município, a exemplo de todo o Estado. Mas a regularização disso é uma questão de dias, apenas" disse o prefeito.

Numa das visitas, Wilson Santos concordou com os argumentos da engenheira sanitarista da Sanecap, Geísa Rodrigues. Segundo a engenheira, melhor é aguardar a normalidade que a estiagem oferta à continuidade dos serviços pretendidos em áreas tão complexas. Geísa Rodrigues, disse também que a implantação de redes de esgoto é um trabalho difícil, superior ao esforço exigido para se implantar redes de água.
 
O projeto é feito por microbacias e obedece a critérios definidos (nível do terreno). Ela adiantou que a comunidade terá, no Osmar Cabral, por exemplo, três estações elevatórias e emissários. "Já concluímos o trabalho em grande parte das ruas do bairro, conforme pode ser comprovado. O fim das chuvas, com certeza, garante celeridade no restante desse processo".

MOSTRANDO A RIVA

 
  Neste sábado ( 02 ), o prefeito vai procurar mostrar que as as obras estão de fato andando em bom ritmo. A partir das  8 horas, o prefeito da Capital, leva o presidente da Assembléia Legislativa   José Riva (  PP ), para ver  a ETA do Tijucal - Estação de Tratamento de Água, considerada a principal obra do PAC em Cuiabá.

Wilson destacou que vai explicar ao presidente da Assembléia quais são as inovações que a ETA ganha com essa reforma implementada em toda a sua estrutura operacional. "Cuiabá é a grande beneficiada com toda a estrutura que se consolida também na área de saneamento básico. Disse a meus amigos quando postulei assumir a disputa pela Prefeitura: 'Não quero passar pelo Palácio Alencastro sem resolver a questão do saneamento na Capital'.


A ETA do Tijucal já está com cerca de 95% das obras físicas concluídas, informou o prefeito. "Falta pouco para concluirmos os trabalhos de reforma e ampliação dessa ETA. As obras vão ser retomadas agora, na primeira quinzena de maio. A partir do momento em que a ETA do Tijucal operar com a capacidade ampliada pela reforma a que se submeteu, Cuiabá terá garantia de água farta e de boa qualidade por, pelo menos, uns 20 anos.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet