Olhar Direto

Sexta-feira, 02 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Profissionais de MT e outros estados são capacitados em tripulação operacional

Para capacitar os profissionais das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros para atuarem em aeronaves é que a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) deu início em abril ao 3º Curso de Tripulante Operacional Multimissão (TOM-M).


O curso conta com 22 disciplinas práticas e teóricas, divididas em ensino básico, aeronáutico e profissional. Todas as disciplinas são voltadas para tripulantes operacionais. São elas: Ética e Cidadania; Direitos Humanos e Cidadania; Educação Física Aplicada; Gestão de Logística e Patrimônio; Gerenciamento de Cabine; Sobrevivência na Mata e na Água; Táticas Policiais; Armamento e Tiro; Atendimento Pré-Hospitalar; Resgate Veicular; Prevenção e Combate a Incêndio; Operações Aquáticas; Operações em Altura; Navegação Aérea, Meteorologia; Segurança de Voo; Conhecimento Técnico de Aeronave/Teoria de Voo; Regulamento de Tráfico Aéreo; Práticas de Operações Helitransportadas e Movimentação e Estacionamento de ACFT.

Dos 29 profissionais da segurança pública inscritos, 15 continuam no curso, sendo cinco policiais militares de Mato Grosso e dez policiais militares e bombeiros dos estados de Goiás, Acre, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Amazonas. "Quatorze alunos foram desligados da capacitação por não cumprirem as etapas do período básico", explicou o coordenador do curso e piloto do Ciopaer, capitão BM Aluísio Metelo Júnior.

As avaliações são feitas por disciplina de forma escrita ou prática. "Para serem aprovados, os alunos tem que obter, ao final do curso, média igual ou superior a sete", disse o coordenador.

Um dos alunos do curso, 3º sargento bombeiro Wenderson da Cruz Peixoto, veio do Estado de Goiás para sua primeira capacitação na área. "O curso é muito bom para adquirir novos conhecimentos, principalmente para alunos como eu, que vieram de outros estados", disse.

Único bombeiro do estado de Goiás na capacitação, Wenderson explica que foi selecionado para participar do curso após avaliação por meio de teste físico realizada no Corpo de Bombeiros do estado de Goiás. "A instituição militar de Goiás está montando um grupamento aéreo de resgate com atividades voltadas para ocorrências de emergência", explica. "Por isso essa capacitação aqui em Cuiabá é tão importante para mim", completou o bombeiro.

Para o cabo PM Valnez Duarte de Souza, de Cuiabá, o curso vem para complementar e especializar o currículo como policial. "A capacitação atende uma pluralidade de serviços, atividades que são oferecidas pela polícia a sociedade em um único ambiente de trabalho", observou.

Conforme o coordenador do Ciopaer, major PM Heverton Mourett de Oliveira, participar do curso é um grande passo na carreira de um oficial, além de atender a necessidade de material humano especializado para as atividades do Ciopaer.

AULA PRÁTICA - Uma aeronave modelo 'Esquilo', da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) estará no dia 7 de maio no hangar do Estado para apoiar as aulas práticas dos alunos do 3º Curso de Tripulante Operacional Multimissão (TOM-M).

"A aeronave ficará até o dia 17 de maio no hangar e virá para abrilhantar o curso e ajudar no treinamento", disse o coordenador da capacitação e piloto do Ciopaer, capitão bombeiro Aluísio Metelo Júnior.

O 3º Curso de Tripulante Operacional Multimissão (TOM-M) tem carga horária de 412 horas. Para este curso, o Ciopaer abriu 31 vagas, sendo 16 destinadas a seis estados da federação: Acre, Amazonas, Goiás, Pernambuco, Rondônia e Mato Grosso do Sul. Na próxima semana acontecerão as aulas práticas em Várzea Grande, no hangar do Governo do Estado, onde ficam as instalações do Ciopaer, no Aeroporto Internacional Marechal Rondon.

As aulas teóricas do 3° Curso de Tripulante Operacional Multimissão acontecem no 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1ºBBM) no bairro Verdão, em Cuiabá. A capacitação encerra no dia 12 de junho.

CIOPAER - O Centro Integrado de Operações Aéreas foi criado pelo decreto Estadual nº 8.304, de 17 de novembro de 2006, para modernizar as atividades operacionais da segurança pública que utilizam meios aéreos em todo o Estado de Mato Grosso.

A criação deu-se devido a necessidade de centralizar e racionalizar, em um único órgão, o controle, a operação e a manutenção das aeronaves de asas fixas e rotativas, empenhadas em atividade policial, patrulhamento ambiental, socorro público e defesa civil, tornando as atividades desempenhadas pelos profissionais da segurança pública mais dinâmica e compatível.

O trabalho do Ciopaer é desenvolvido por uma equipe composta por 44 profissionais, entre policiais militares e civis e Corpo de Bombeiros.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet