Olhar Direto

Sábado, 03 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

PAC

Mais de cem mil moradores são beneficiados com ETE Tijucal

As obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), iniciadas na atual gestão em Cuiabá, continuam em ritmo normal de execução nos bairros de Cuiabá, a exemplo da implantação do sistema de esgotamento sanitário da sub-bacia 20E, na região Tijucal, composta de quatro lagoas de estabilização.


Na última visita que realizou à ETE do Tijucal, o prefeito Wilson Santos lembrou aos presentes o seguinte: “Essa é uma obra de saneamento ambiental, e vai melhorar a qualidade do tratamento de efluentes nessas lagoas. É um empreendimento concebido pelo então procurador da República em MT, Roberto Cavalcante, no início dos anos 90. Trata-se de um visionário, um homem que já se preocupava com o saneamento ambiental. E através de multas aplicadas àqueles que desmatavam Mato Grosso, Cavalcante deslocou os recursos originários dessas multas e construiu esse importante complexo de lagoas”.

A ETE do Tijucal trata, de forma eficiente, todo o esgotamento sanitário do Tijucal e da região, salienta Wilson. “Nós fizemos a urbanização, melhoramos a qualidade do tratamento, cercamos a área e instalamos uma guarita, a fim de controlar a entrada e saída dos caminhões. São essas lagoas que recebem os dejetos dos caminhões limpa-fossas. Portanto, é um trabalho fundamental para a cidade, área preocupante e agora dotada com a segurança necessária”.

A Companhia de Saneamento da Capital – Sanecap, no ano de 2008, realizou a urbanização da área dessas quatro lagoas que compõem a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Tijucal, cuja inauguração aconteceu em (29-04-08), pelo prefeito de Cuiabá, Wilson Santos. As lagoas (uma anaeróbia, duas facultativas e uma de maturação), com vazão média de 40 l/s, atendem os bairros Tijucal, São João Del Rey, Novo Milênio e Residencial Ipê.

À época, a Sanecap realizou no local um trabalho de urbanização, organização e limpeza, instalando caixa de areia para melhorar a eficiência do tratamento. “Isso fez com que saíssemos de pouco mais de 56% de redução de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), do esgoto, propriamente dito, para 83%, algo aceitável para ser jogado no leito do rio (Coxipó) e dos córregos”, acrescentou Eliana Rondon, presidente da Sanecap.

Pelo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, a Sanecap executa a instalação na ETE do Tijucal, de um reator tipo UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket ou Reator Anaeróbico de Fluxo Ascendente em Manta de Lodo), no valor de R$ 1.525.745,16. Quanto ao reator, ele permitirá ampliar a atual eficiência de 83% do tratamento de esgoto hoje procedido naquela ETE para 97%.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet