Olhar Direto

Sábado, 03 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Laboratório de Habitação e Urbanismo oferece serviço gratuito para comunidade carente

Os estagiários do Laboratório de Habitação e Urbanismo, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Belas Artes – FAUEB, da UNIC, juntamente com os coordenadores do estágio supervisionado, oferece o serviço gratuito de interesse social para famílias com renda familiar de até três salários mínimos.



O atendimento é feito no Bloco D, sala 211C, das 14h às 18h, ou pelo agendamento através do telefone 3363 -1062.

O projeto tem o intuito de viabilizar projetos arquitetônicos desenvolvidos pelos acadêmicos, sempre com supervisão dos professores, no sentido de prestar assessoria constante quanto ao desenvolvimento de projetos e tecnologias que atendam as necessidades no setor de habitação e no processo de desenvolvimento social para as comunidades carentes.

O Laboratório oferece assistência técnica por meio de consultas, projetos de arquitetura para reforma ou ampliação e ainda projetos para construção de residência de até 60,00 m² de área construída.

Com a orientação dos coordenadores, os acadêmicos desenvolvem a capacidade de organização das diversas etapas de trabalho de um escritório, participando desde a primeira entrevista com o cliente, o levantamento, formulação do projeto que é o desenho da casa, até a apresentação ao cliente.

De acordo com os coordenadores do laboratório, João Mário Adrião e Antonia Coelho, a importância deste projeto é a vivência da prática profissional dos acadêmicos, pois propicia um ambiente de trabalho que estimula a criatividade e capacidade crítica de nossos acadêmicos de aprender a pensar e a propor soluções aos problemas das construções civis.

João Mário ressalta a importância de mostrar aos acadêmicos na prática, visitando bairros e casas de pessoas carentes, conversando com elas, e verificando as reais necessidades destas pessoas, para entenderem este lado social da arquitetura. É a primeira vez que os alunos lidam realmente com a prática de atendimento ao cliente, e isso muda a forma de encarar o projeto. Não é mais apenas um trabalho para tirar a nota 7,0 e passar de ano, é um trabalho real.

R21;No ano de 2008 atendemos a 14 famílias com elaboração de projetos de reforma ou construção nova, além de dois projetos de paisagismo para áreas de Interesse Social; e o Levantamento Pós-Ocupação do conjunto ECOMORADIA no bairro, Pedra 90, com visita a cerca de 50 casas”, disse.

Os resultados são visíveis nas disciplinas projetuais, o amadurecimento dos acadêmicos que realizam estágio no Laboratório, concretiza-se na qualidade superior dos trabalhos.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet