Olhar Direto

Sábado, 15 de junho de 2024

Notícias | Política MT

Governo garante construção da Base Comunitária do CPA

Dentro de um mês o Governo do Estado deverá concluir o processo licitatório para dar início às obras da Base Comunitária do CPA, unidade que vai atender a população dos bairros que compõem a Grande Morada da Serra, de Cuiabá. A garantia foi dada nesta quarta-feira (07), pelo secretário Estadual de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, durante reunião em seu gabinete com a presidente do Conselho de Segurança da Grande Morada da Serra, Mac Suélen Soares Carbonato e com os presidentes dos bairros da região CPA.


Mesmo com o orçamento contingenciado, o secretário explicou que essa base comunitária já é um compromisso do Governo, e vem sendo discutida há dois anos. Também afirmou que várias ações estão sendo desenvolvidas para o fortalecimento do setor, especialmente, com vistas à Copa do Mundo.

“É um compromisso do Governo. Essa iniciativa é essencial aos moradores”, disse Curado. Lembrou que há 17 bases comunitárias, e que o Governo encaminhou pedido de recursos ao Ministério da Justiça para a construção de mais 60 unidades.

A base comunitária no CPA é uma luta antiga dos moradores e teve o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD). Ele defende investimentos pesados na área de Segurança Pública. A unidade será construída no CPA 3, Setor 5, em frente a Lagoa Encantada. “A escolha foi estratégica, pois trata-se de um local de fácil acesso aos demais bairros da Grande Morada da Serra. Uma luta que sempre teve o apoio do deputado Riva”, explicou o presidente do CPA 3, Setores 2 e 5, Walderlei Marques, popular Léo.

Mac Suélen destacou que desde 2009 lutam para conquistar esse empreendimento. “Vamos trabalhar projetos sociais e aproximar a população dos serviços de segurança pública, reduzindo o índice de criminalidade na região”, avaliou. O grupo também pediu o reaparelhamento do 3º Batalhão, destacamento que cuida da segurança pública de 13 bairros, onde moram aproximadamente 200 mil pessoas.

BASE – De acordo com o comandante da Companhia Comunitária do CPA, do 3º Batalhão, Elvis de Oliveira Barbosa, a Base Comunitária vai facilitar o desenvolvimentos dos projetos sociais. Como os que já estão sendo desenvolvidos: ‘Vizinho Camarada’ e o ‘Projeto Educacional de Resistência às Drogas e Violência – Proerd’. “Trabalhamos ações voltadas aos pais e à educação infantil e do adolescente. Com aulas temáticas que alertam sobre os fatores que influenciam o uso de drogas”, esclareceu.

Participaram dessa reunião, os presidentes dos bairros: CPA 4, Etapas 1, 2 e 3, Azenir Gonçalves; CPA 4 e 5, Beth Roca; CPA 3, Etapas 2 e 5, Walderlei Marques; CPA 1, Gonçalo Ferreira; Morada do Ouro 1, Elizabeth Soares de Andrade, popular Beta e o diretor de Infraestrutura do Conselho de Segurança Comunitária, João Viana.

POLICIAMENTO – O policiamento comunitário visa maior aproximação da Polícia Militar com a comunidade, onde o controle e a prevenção do crime dependem da parceria com outras atividades, ou seja, os recursos do policiamento articulados com os comunitários.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet