Olhar Direto

Sábado, 03 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Creas registram redução dos atendimentos de abuso e exploração sexual em 2008

Os Comitês Estadual e Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos e com a Frente Parlamentar dos Direitos da Criança e do Adolescente do Congresso Nacional, realizam uma extensa programação alusiva ao dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual, celebrado na próxima segunda-feira (18). A programação contará com audiências públicas e atividades de conscientização, prevenção e combate a exploração sexual infanto-juvenil.


Nos dias 13 e 14 (quarta e quinta-feira) desta semana, uma blitz educativa e uma panfletagem serão realizadas nas principais rodovias e avenidas de Cuiabá e Várzea Grande. A blitz acontecerá a partir das 19h na BR 364 (Posto São Matheus), no Posto Zero em Várzea Grande e no Trevo do Lagarto (Posto Santarém). A panfletagem acontecerá no dia 14, a partir das 15h, nas avenidas Getúlio Vargas (próximo a praça da República), avenida Mato Grosso esquina com a Prainha e na avenida Isaac Póvoas (próximo a praça Ipiranga).

O presidente do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, José Rodrigues Rocha Júnior, discutirá, em audiência pública na Assembleia Legislativa, na sexta-feira (15.05), com o presidente da CPI da pedofilia, senador Magno Malta, e com a coordenadora executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Neide Castanha, políticas e ações de prevenção e combate ao problema no Estado, além de apresentar o balanço dos atendimentos realizados em 2008 nos 30 Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

No dia 18, que é o dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil, uma marcha pela paz encerrará as atividades da semana. A concentração será na Praça da Bandeiras, em Cuiabá, a partir das 8h.

A técnica da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Cibelle Bojikian, ressalta a importância de ter no calendário nacional um dia para destacar a temática da violência sexual. “A intenção de todas essas atividades é estimular e encorajar as pessoas a denunciar, a revelar situações desse tipo de violência, além de mobilizar os diferentes setores da sociedade, governo e mídia para a formação de uma forte opinião pública contra a violência sexual de crianças e adolescentes”, destacou.

DADOS - Os Centros Especializados de Assistência Social (Creas), implantados em 30 municípios mato-grossenses, realizaram, em 2008, 8.810 mil atendimentos, sendo que 4.580 foram atendimentos à crianças e adolescentes e 4.230 foram à famílias. Do total dos atendimentos, a maioria - 33% foram referentes à situações de abuso e exploração sexual (2.929), 29% à negligência familiar (2.594), 27% de violência psicológica (2.345) e 11% de violência física (942).

Em 2008 houve uma redução dos atendimentos dos Creas em relação a 2007, que registrou 14.013 atendimentos. Os de abuso e exploração sexual registrados em 2008 também foram menores do que em 2007, com 6.377 atendimentos desta natureza (45,5% dos atendimentos dos Creas). Em contrapartida, os casos de negligência e violência psicológica subiram em 2008. No ano passado foram 3.464 atendimentos (26%) de casos de negligência e 2.552 de violência psicológica (18%).

“Essa redução é reflexo do trabalho desenvolvido durante o ano de 2007 pelo Comitê, pelos municípios e por todas as instituições que lidam com essa problemática. Um dos objetivos dos Creas, além dos atendimentos às famílias e crianças e adolescentes, é trabalhar a prevenção e a conscientização da sociedade. Implementar uma série de ações em parceria com a rede de proteção social do município (polícias civil, militar, conselho tutelar, conselhos de direito, Ministério Público) para fortalecer os vínculos familiares e prevenir a violência. A mídia também desempenhou um importante papel para essa redução com a divulgação de campanhas de conscientização”, explicou Cibelle Bojikian.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet