Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Barra do Garças

Diminui a tradição de subir a serra na Sexta-feira Santa

Foto: Indomáveis Leões / CB

No passado, já subiram 8 mil pessoas. Nesse ano, não deve chegar a mil por falta de apoio

No passado, já subiram 8 mil pessoas. Nesse ano, não deve chegar a mil por falta de apoio

A tradição de subir a Serra Azul na Sexta-feira da Paixão para agradecer a Deus algum milagre ou benção está diminuindo a cada ano que passa. O evento religioso já foi considerado um dos maiores do interior de Mato Grosso. 


Chegou a reunir mais de oito mil pessoas num feriado da Paixão de Cristo subindo 750 metros por meio dos 1.432 degraus até o mirante do Cristo Redentor da Serra Azul. Porém, por falta de estrutura do Poder Público e até mesmo participação da Igreja Católica, a romaria na Serra Azul está perdendo as forças.

Este ano, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) decidiu restringir o horário de subida na serra, que antes começava na noite de quinta-feira e agora só será permitida a partir das 4h da manhã de hoje (6). A alegação da Sema é que jovens estariam deturpando o sentido da Sexta-feira Santa bebendo, usando drogas e até mesmo praticando sexo no alto da serra.

A encenação da Paixão de Cristo, apresentada por mais de 20 anos por um grupo de jovens no alto da serra, foi cancelada pelo terceiro ano consecutivo por falta de apoio. O espetáculo foi transferido para a porta da Igreja Católica do bairro Santo Antonio.

Alguns moradores não gostaram das mudanças e acham que a tradição está sendo destruída.

“Eu moro há vinte anos aqui no pé da serra e toda sexta-feira isso aqui era movimentado. Eu estou triste com essas mudanças”, disse Maria das Dores Alves, residente da rua 28.

Segundo a moradora, se alguns jovens desviaram o sentido do evento foi por ausência até mesmo da igreja na condução do processo e falta incentivo ao teatro que acontecia na serra.

A subida na serra teve início com os primeiros povoados do bairro Santo Antônio que faziam essa tradição para agradecer a Deus algum milagre ou benção alcançada. A romaria era tão imensa que o ex-prefeito Wilmar Peres construiu a escadaria da fé, com 1.500 degraus com pontos de apoio e corrimão para facilitar o acesso.

Em 2011, a Igreja Católica emitiu nota assinada pelo bispo Protógenes José Luft criticando a postura de alguns jovens que estariam usando bebida alcoólica, drogas e até mesmo se prostituindo no alto da Serra Azul, conspurcando o verdadeiro significado da Sexta-feira da Paixão.

A posição da igreja barra-garcense causou revolta nos jovens do grupo Renascer. Na época, o líder José Ferreira disse que o bispo deveria seguir o ensinamento de Jesus Cristo que em vez de criticar os jovens desviados deveria lutar por eles e resgatá-los.



Atualizada às 11h12
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet