Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Educação

abandono

Alunos enfrentam descaso e falta de estrutura em escolas públicas de MT

Foto: Agência da Notícia

Escola Estadual Sol Nascente

Escola Estadual Sol Nascente

A situação da educação pública na região de Confresa (1160 km de Cuiabá) tem se agravado cada vez mais. Pelo menos em três escolas já foram constatados situações de extremo descaso do poder público. Em um dos casos os alunos arrecadam dinheiro para pagar a conta de energia em outro um estudante de cadeira de rodas chega a ficar 5 horas sem poder ir ao banheiro devido a falta de acessibilidade.


Na extensão da Escola Estadual Sol Nascente (36 Km de Confresa), na região conhecida como Terra Rocha cerca de 17 alunos enfrentam a falta de energia elétrica, que é utilizada de uma igreja próxima a unidade escolar.

Segundo uma denúncia do site Agência da Notícia, parte de uma das contas de energia do ano passado foi paga pelos alunos e não pela Secretaria de Educação (Seduc), além da falta de bebedouro e nem banheiros.

Na comunidade Jacaré Valente (50 km de Confresa) a situação não é muito diferente. De acordo com a diretora de uma escola que atende 145 alunos da região não há espaço físico adequado para atender os estudantes, que acabam usando mesas e cadeiras do refeitório para assistirem as aulas.

“Queremos só o mínimo, um espaço que podemos estar dentro e chamarmos de escola, o prefeito entrou com a contra partida do madeirite para cercamos essa garagem e transformarmos em escola, mas é muito apertado e muito quente”, reclama a diretora. Ao lado da escola de tábuas foi alugada uma casa transformada em secretaria e a garagem é utilizada como sala de aula improvisada.

Desde 2008, há uma construção abandonada por problemas com a licitação da empreiteira e com problemas na gestão de aproximadamente R$ 18 milhões do PAC que seriam para construir escolas, estradas e assistências aos Projetos de Assentamentos.

Outro estudante prejudicado pela falta de estrutura nas escolas da região de Confresa, é um cadeirante que chega a ficar até cinco horas sem poder ir ao banheiro devido a falta de acessibilidade, pois não há espaço suficiente para ele se locomover.

A escola Valdir Bento da Costa localizada no Distrito Veranópolis foi inaugurada em 2010 e atende cerca de 437 alunos do ensino fundamental, médio e EJA. O prédio em que á unidade funciona é alugado e enfrenta uma série de problemas de infra-estrutura dentre eles a falta de cadeiras, em alguns casos os alunos chegam a ficar com os cadernos nas pernas. Além disso, as salas de aula são forradas e sem ventiladores.

As informações são dos sites Agência da Notícia e BB News.


Leia:

Estudante cadeirante fica até 5 horas sem ir ao banheiro em escola de MT
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet