Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Instituto Ciranda pede ajuda para reformar nova sede

O Instituto Ciranda acaba de ganhar mais um incentivo com a entrega de sua nova sede, recebida oficialmente no dia 26 de março. Agora, os alunos do projeto, apoiado pelo Grupo Modelo, poderão realizar os ensaios na antiga Casa de Bem-Bem, na Rua Barão de Melgaço, em Cuiabá. O local será transformado em um Centro Cultural para o projeto, onde os alunos do Instituto Ciranda e da Orquestra Jovem do Estado realizarão os ensaios.


Apesar da doação do espaço, o Instituto passará por um novo desafio para conseguir reformar e adequar o local, e assim atender aos quase 450 alunos, dando continuidade ao desenvolvimento do trabalho, já que atualmente a casa não tem condições físicas para receber o projeto.

“Com o novo espaço teremos ensaios regulares da Orquestra Jovem, o que será um salto imensurável para os músicos, tanto na preparação técnica quanto no próprio desenvolvimento da orquestra. Atualmente, temos muitas dificuldades na logística com os instrumentos, não temos um lugar fixo para os ensaios e na nova sede eles terão uma sala específica para isso” explicou a coordenadora do Instituto, Elisangela Passos.

Hoje, a Orquestra Jovem tem o incentivo da Secretaria de Estado de Cultura e, parte do projeto, é abrigado em uma sala no Pavilhão das Artes.

Elisangela pontua a importância em conseguir todo apoio possível de empresários da região para a reforma e adequação do espaço. “Precisamos de todos nesse momento. Já tivemos apoio de algumas empresas, como o Modelo, para a adequação de nossa atual sede, mas não pudemos realizar obras no local por não pertencer ao Instituto. Agora é o momento de pedir ajuda para os apoiadores da cultura”, disse.

Durante a inauguração ocorrida no dia 26 de março, o maestro Murilo Alves, atual presidente do Instituto Ciranda e diretor artístico da Orquestra Jovem, aproveitou para agradecer, em nome do Instituto Ciranda, pelo reconhecimento do trabalho realizado ao longo de quase dez anos.

Ele prometeu ainda que “o novo centro cultural será um espaço de realização de sonhos, de oportunidades aos que buscarem a música com seriedade”, e disse que, para o agrado das pessoas, o local será aberto nos finais de tarde para que, quem por ali passar, possa apreciar os ensaios dos músicos.

CAPACITAÇÃO

Para os que ainda não conhecem, o Instituto Ciranda é uma escola social de música, que capacita e promove inclusão social através da música, com cursos de formação profissional na área. Entre os cursos oferecidos no local há oficina de fagote, flauta transversal, trompa, clarinete, oboé e análise e interpretação musical. Todos os cursos são gratuitos. O projeto começou em 2003, com cerca de 40 alunos em uma pequena sala, e hoje tem 450 alunos, com o objetivo de aumentar ainda mais.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet