Olhar Direto

Segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Notícias | Cidades

Matupá recebe o Projeto Acrimat em Ação

A caravana da Acrimat – Associação dos Criadores de Mato Grosso, realizou em Matupá o projeto Acrimat em Ação. Esta foi a primeira vez que o projeto acontece na cidade, que fica distante de Cuiabá 704 quilômetros. O município tem um rebanho bovino de 244.224 e fica na região Norte de Mato Grosso, área pólo da Acrimat composta por 17 municípios e 5,6 milhões de cabeças de gado, segundo informações do Indea – Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, da campanha de vacinação contra aftosa realizada em todo rebanho no mês de novembro de 2011. Matupá possuiu 1.627 propriedades rurais.


No município de Matupá estão instalados três frigoríficos com capacidade diária de abate 1.100 animais. O frigorifico Frialto com 800 cabeças/dia, o JBS, que tem capacidade para abater 200 cabeças e o Frogozan que poderia abater 100 cabeças/dia. Dos três frigoríficos 2 estão fechados, o JBS e o Frogozan. O Norte do Estado é a região com maior número de frigoríficos instalados, 11 ao todo e capacidade de abater diariamente 7.362 cabeças, mas 04 unidades estão fechadas.

O projeto Acrimat em Ação envolve uma equipe multidisciplinar com 16 pessoas da Acrimat e de parceiros, como o Banco do Brasil, Biogénisis – Bagó, Feicorte, Governo Federal, 48a Expoagro de Cuiabá, Dow AgroSciences e a Ação Verde. A segunda edição do Projeto Acrimat em Ação será realizada no período de 8 de março a 29 de maio e vai percorrer os 30 municípios mais influentes na produção de gado de corte do Estado e onde estão instaladas 60 mil fazendas. Do rebanho total de 29,1 milhões de cabeças de gado no estado, a equipe do Acrimat em Ação vai passar pelas cidades que detêm 12 milhões de cabeças. A expectativa é de que mais de 3 mil produtores rurais participem das palestras, que abordam assuntos do dia a dia do homem do campo.

A presidente do Sindicato Rural de Matupá, Cecília Stafuzza, ressaltou a importância de eventos como o Acrimat em Ação, “que traz mais informação para o produtor rural, para que ele possa exercer sua atividade com mais eficiência e resultado”. Stafuzza também ponderou que “com informação e conhecimento os produtores podem se defender e conhecer seus direitos e deveres”. O evento, que foi realizado na Casa da Amizade, contou com a participação de mais de 60 pessoas.

O superintendente da Acrimat, Luciano Vacari, reforçou durante a abertura do evento, que “o objetivo do Acrimat em Ação é o de oferecer conhecimento técnico sobre assuntos pertinentes à pecuária de corte, repassando informações estratégicas aos produtores”. A ideia é a de fomentar discussões que estimulem o desenvolvimento da pecuária, promova uma maior integração entre os produtores e a de captar as necessidades específicas de cada região.

AÇÃO DE SUSTENTABILIDADE

O Acrimat em Ação irá percorrer cerca de 10 mil quilômetros com cinco carros. O trajeto e as ações que serão desenvolvidas irão emitir os chamados gazes CO². Para reduzir os impactos ao meio ambiente, a Acrimat e a Ação Verde irão plantar 3 mil árvores nas regiões por onde passar, sendo 100 mudas em cada município.

Em Matupá foram plantadas 100 mudas de jenipapo, copaíba, pedra mica e rosa. O produtor rural, que recebeu as mudas, Donizete José de Sá, disse que a iniciativa da Acrimat deveria ser seguida por todas as instituições e “é uma sensibilização para os produtores, pois não existe outro caminho que não seja a preservação ambiental”.

O secretario municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Denir Maziero, que acompanhou o plantio, disse que a ação da Acrimat demonstra a preocupação da entidade com a questão ambiental “e não ficou só no discurso, agiu, e isso faz toda diferença”.

Palestras do ACRIMAT EM AÇÃO:

Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono - O Programa ABC – Agricultura de Baixo Carbono do Banco do Brasil tem como objetivo incentivar a adoção de técnicas agrícolas sustentáveis que contribuam para a redução das emissões de gases de efeito estufa e ajudem na preservação dos recursos naturais.

São seis as iniciativas apoiadas pelo Programa ABC que visam contribuir para a preservação do meio ambiente e para a sustentabilidade da produção agropecuária: Plantio direto na palha, Recuperação de pastos degradados, Integração lavoura-pecuária-floresta , Plantio de florestas comerciais, Fixação biológica de nitrogênio, Tratamento de resíduos animais. Beneficiários: Produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas, e suas cooperativas.

Manejo Sanitário – Maximização do Desempenho Bovino. Palestrante é Sérgio Barros Gomes, médico veterinário da Biogénesis Bagó. Ele ressalta que a pecuária eficiente é apoiada em 4 pilares: genética, manejo, nutrição e sanidade. A palestra mostra como é possível melhorar o resultado financeiro de uma fazenda através da realização de um manejo sanitário bovino, que seja adequado para cada tipo de criação e baseado nos dados de desempenho levantados na própria fazenda, através de seus índices zootécnico.

Sucessão na Propriedade Rural – Advogado e Assessor Jurídico da Acrimat, Armando Biancardini Candia. A palestra tem como proposta mostra a importância do planejamento sucessório de sua propriedade e de que a sucessão é muito mais ligada ao sucesso do empreendimento do que aposentadoria. Aponta a diferença entre herdeiro e sucessor. Fala da continuidade da empresa familiar rural com sucesso no negócio e harmonia entre os membros da família e os aspectos básicos do planejamento até chegar a sucessão.

Legislação Trabalhista - O advogado e especialista em direito trabalhista, Leonardo Bressane, é o palestrante desse tema polemico do campo. A proposta é auxiliar o produtor a conhecer melhor a Legislação Trabalhista aplicada ao campo e assim ter condições de fazer a gestão social de sua propriedade com segurança jurídica. Uma cartilha foi elaborada com a participação da Superintendência Regional do Trabalho em Mato Grosso – SRTE/MT - e o Ministério do Trabalho e Emprego.

OBS.: A palestra sobre Legislação Trabalhista ira acontecer somente nas cidades onde não foram realizada na 1a Edição do Projeto.

Perspectivas dos Negócios da Pecuária de Corte de Mato Grosso - Cenários Nacionais e Internacionais dos Negócios da Pecuária – Amado de Oliveira Filho, Economista (UFMT), Especialista em Mercados de Commodities Agropecuárias (ESALQ/USP), Especialista em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (Escola do Ministério Público/UNIC) – Consultor da ACRIMAT.

Apresentação e discussão dos Cenários Mundiais da Pecuária de Corte, destacando a produção de carne pelo Brasil e Estados Unidos, os dois maiores exportadores mundiais de carne bovina e o crescimento da população mundial.

Apresentação e discussão das exportações e faturamento de carne bovina pelo Brasil objetivando demonstrar que nem sempre exportar mais significa faturar mais, como no caso do ano de 2011 onde 15% dos bovinos abatidos no Brasil foram destinados ao mercado externo, queda de 37,6% em relação a 2010, porém com 11% de faturamento acima do de 2010.

Apresentação e discussão de cenários para a atividade da pecuária de corte no Brasil e em Mato Grosso, bem como, apresentar tendências de preços para o exercício de 2012 em função dos resultados de 2011, abate de fêmeas e as consequências para a formação do preço do bezerro.

Discussão da trajetória do PIB, do câmbio, expansão da política fiscal, agravamento da crise europeia e seus reflexos na política econômica brasileira e, finalmente a vantagem do crescimento da classe média brasileira, inclusive, pela adoção de políticas públicas para manutenção do consumo.

Reforma de Pastagem - Fabiano Cangussu Mendes, engenheiro agrônomo da Dow AgroSciences , formado pela UFMG. A palestra vai falar dos critérios utilizados para se verificar a possibilidade de se recuperar um pasto, das recomendações para uma boa reforma e o manejo de forrageira. As informações podem ser utilizadas para tomada de decisão entre reformar ou recuperar uma pastagem e detalhamento dos processos/operações utilizados na reforma e manejo da pastagem.









































ROTAS ACRIMAT EM AÇÃO 2012



ROTA 01

08/03 – Quinta-feira - Cuiabá

13/03 – Terça-feira - Poconé

14/03 – Quarta-feira - Cáceres

15/03 – Quinta-feira - Vila Bela

16/03 – Sexta-feira - Pontes e Lacerda

17/03 – Sábado - Nova Lacerda



ROTA 02

09/04 – Segunda-feira - Sinop

10/04 – Terça-feira - Marcelândia

11/04 – Quarta-feira - Colíder

12/04 – Quinta-feira - Matupá

13/04 – Sexta-feira - Nova Monte Verde

14/04 – Sábado -Alta Floresta

16/04 – Segunda-feira -Tabaporã

17/04 – Terça-feira -São José do Rio Claro



ROTA 03

03/05 – Quinta-feira -Tangará da Serra

04/05 – Sexta-feira - Brasnorte

05/05 – Sábado - Juara

07/05 – Segunda-feira - Juina

08/05 – Terça-feira – Castanheira

09/05 – Quarta-feira - Juruena

10/05 – Quinta-feira - Cotriguaçu

11/05 – Sexta-feira – Aripuanã



ROTA 04

21/05 – Segunda-feira –Rondonópolis

22/05 – Terça-feira - Guiratinga

23/05 – Quarta-feira - Barra do Garças

24/05 – Quinta-feira - Canarana

25/05 – Sexta-feira -Água Boa

26/05 – Sábado – Vila Rica

28/05 – Segunda-feira - Confresa

29/05 – Terça-feira - Querência

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet