Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Cidades

39 anos da CDL Cuiabá: do fiado na caderneta ao crediário aprovado via SPC

Hoje, 18, aniversário de 39 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá). Esta história começa em 18 de abril de 1973. E se mistura com a trajetória da capital mato-grossense e do Estado, bem como de muitas empresas, por que a Entidade, como representante classista-empresarial integrou lutas e ações em vários âmbitos, além do portfólio de seus serviços e produtos – desde segurança pública até decoração natalina e justiça tributária; de revitalização do Centro Histórico no conjunto do Varejo que Dá Certo até leis para regulamentar questões urbanas, de micros e pequenos empreendedores, entre outras. A CDL Cuiabá gerencia o Faixa Verde, sistema de estacionamento rotativo, demanda assumida via licitação; também apóia promoções como o Liquidacentro (1 semana de “queimão” de produtos nas lojas do Centro da cidade) e conta com um selo de responsabilidade social, lançado este ano.


Com notória influência do Setor de Comércio, a capital ganhou o Clube dos Diretores Lojistas por que um grupo de empresário observou o grande crescimento da cidade e a necessidade de que houve uma representação específica do lojista e não mais e somente do Setor de Comércio como um todo. O grande desafio na época era atender à crescente demanda comercial face aos novos tempos de mais e mais chegantes de outros estados – ou seja, começava a definhar o tempo em que todos se conheciam e o fiado anotado na caderneta era o único sistema de crediário existente. “O Serviço de Proteção ao Crédito-SPC é uma evolução em gestão na concessão do crédito, que antigamente era obtido por meio da confiança que se tinha nas pessoas de comunidades pequenas e em que todos se conheciam. Na época, bastava anotar na caderneta para pagar no final do mês. Com o crescimento da cidade, e vinda de pessoas de todos os lugares do mundo, nem todos se conhecem mais e as relações comerciais tomaram outra dimensão, sendo necessário, entre outros mecanismos, um sistema de banco cadastral”, lembra Paulo Gasparoto, presidente da CDL Cuiabá.



“Foi importante a criação do Clube de Dirigentes Lojistas, uma vez que a cidade de Cuiabá naquele momento passava por uma expansão substancial no crescimento do seu setor comercial, com a implantação de diversas empresas de porte nacional. Com isso necessitando da implantação do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), fundamental para o fortalecimento e crescimento da entidade e organização do cenário comercial no que diz respeito à segurança das empresas na concessão de crédito”, avalia José Alberto Vieira de Aguiar, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL/MT).

Posteriormente o nome do Clube passou a “Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá)”. E o papel da Entidade como associação empresarial caminhou além do SPC, chegando a diversos produtos e serviços buscados para atender ao perfil do Setor de Comércio e, especialmente, do lojista de Cuiabá-MT, muitos destes estendidos a outras cidades de Mato Grosso, por meio da Federação das CDLs. A política e o apoio à cultura também fazem parte do percurso. Assim como convênios com governo e órgão públicos em várias esferas, visando atender à comunidade como um todo. Em 2009, por exemplo, foi assinado entre CDL e Tribunal de Justiça um Termo de Cooperação, no qual os 227 juízes do judiciário estadual teriam acesso às informações do banco de dados da CDL para dar mais celeridade à tramitação dos 650 mil processos das 79 comarcas existentes em Mato Grosso.

“Ao completar seus 39 anos de fundação a CDL Cuiabá vem cumprindo o seu papel institucional, não só na prestação de serviços e produtos de qualidade aos seus associados, mas também em sua luta incessante para atender às expectativas do Comércio, principalmente, na parte tributária em função das enormes mudanças que vêm ocorrendo na legislação. Fazendo com que as micros e pequenas empresas possam estar organizadas, promovendo o seu crescimento e o desenvolvimento do estado”, declara Gasparoto.

Ele conclui que o Comércio tem sido um grande contribuinte de impostos para Estado e Município. E um marco importante nas mudanças que têm ocorrido no estado, dando a Mato Grosso uma cara de modernidade em suas principais atividades. “E a CDL Cuiabá não poderia deixar de fazer jus a esta pujança”. Veja mais notícias da história CDL no www.cdlcuiaba.com.br (Assessoria de Imprensa CDL Cuiabá: Honéia Vaz/Thalita Marques)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet