Olhar Direto

Domingo, 04 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Presidente da Sabesp diz que ficou impressionado com revitalização histórica das ETAs I e II

O presidente da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp), Gesner Oliveira, visitou nesta sexta-feira (22) o complexo do Memorial da Água ‘Engenheiro José Luiz de Borges Garcia’, onde está localizada as Estações de Tratamento de Água (ETAs) I e II. A vinda do presidente da empresa paulista a Cuiabá serviu para estreitar os laços entre a Sabesp e a Sanecap visando um termo de cooperação técnica.


Acompanhado da presidente da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), Eliana Rondon, o presidente da Sabesp conheceu todas as instalações das duas ETAs, que mantém a Sala de Memória do Saneamento do Estado de Mato Grosso, sala de pesquisa, biblioteca temática da água, laboratório de bacteriologia, laboratório físico químico e auditório.

Eliana Rondon fez um breve histórico do Memorial da Água informando que o local é composto de um farto acervo de documentos, fotografias, desenhos e peças históricas, como alguns hidrômetros, que foram utilizados no abastecimento de água de Mato Grosso.

Gesner Oliveira disse que ficou impressionado com o trabalho de revitalização e resgate histórico das duas estações. “Achei um trabalho excelente, principalmente pela inclusão do local no roteiro turístico da cidade”. Para o presidente da empresa paulista, a Sanecap foi muito feliz em transformar as duas estações em um espaço educativo e aberto para visitação de escolas. “Essa idéia é muito interessante. Nós temos várias estações de tratamento de água em São Paulo e já tínhamos a intenção de fazer algo semelhante em nosso Estado, no entanto, a Sanecap saiu na frente, mas quero levar este modelo para ser implantado lá”.

O resgate histórico do complexo do Memorial das Águas foi idealizado pela historiadora e jornalista Neila Barreto, assim como a revitalização do Morro da Caixa D’água Velha, que abriga o Museu das Águas. Foi revitalizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Sanecap, em parceira com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet