Olhar Direto

Segunda-feira, 05 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Prefeito destaca compromisso com a igualdade racial na entrega do Prêmio África Brasil‏

A Prefeitura de Cuiabá foi a única representação pública do País que recebeu o 4º Prêmio África Brasil/2009, na condição de Poder Público, concedido pelo Centro Cultural Africano, em solenidade realizada ontem (25) à noite, em São Paulo. O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, esteve na capital paulista e recebeu a homenagem das mãos do presidente do Centro Cultural Africano, Otunba Adekunle, um nigeriano naturalizado brasileiro.


O Prêmio África Brasil visa reconhecer e divulgar projetos e ações significativas que beneficiem diretamente comunidades afro-brasileiras na área de educação, artes e cultura, artista, esporte, meios de comunicação, terceiro setor, responsabilidade social nacional e internacional, empreendedorismo, pesquisadores, políticas publicas, poder público, relações exteriores e religião. A Prefeitura de Cuiabá foi reconhecida enquanto poder público por ter inserido no currículo escolar do município, ainda em 2007, a história, cultura e arte da África.

“A construção do mundo justo passa pela reparação de injustiças com os afro-descendentes. Em Cuiabá, nós inserimos a disciplina África no ensino público, criamos o Conselho da Igualdade Social. Estamos respeitando a diversidade, trabalhando políticas compensatórias para corrigir distorções e este prêmio, particularmente, nos orgulha muito”, disse o prefeito Wilson Santos, em discurso durante a homenagem. Ele destacou o compromisso da sua administração com as políticas públicas de inclusão social.

“O prêmio é um incentivo para os gestores e o Centro Cultural Africano tem avançado muito na promoção da igualdade racial. Fato que sempre pontuamos em Cuiabá, inclusive, no primeiro mandato, quando nossa vice-prefeita foi a professora Jacy Proença, que desenvolveu um trabalho como nunca visto em Cuiabá no tocante a igualdade racial”, disse. Conforme Santos, o Brasil é o segundo País do mundo em afro-descendentes. “O Centro Cultural Africano merece o nosso respeito e admiração”, sublinhou.

Os secretários de Educação de Cuiabá, Carlos Carlão Pereira do Nascimento, de Esporte e Cidadania, Aurélio Augusto, de Finanças, Guilherme Muller, e a professora Jacy Proença estiveram em São Paulo acompanhando o prefeito na solenidade de entrega do prêmio que também homenageou a TAM e o grupo Odebrecht, na categoria responsabilidade social nacional e internacional, a rede Record de Televisão, como meio de comunicação, a Fundação Gol de Letra, enquanto terceiro setor, a Embaixada Cabo Verde, relações exteriores. Também receberam o prêmio, na categoria personalidades, a deputada federal Janete Pietá, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na categoria africano no mundo (representado por Antônio Lucio), o cantor e compositor Chico César, na categoria artista, o professor. Dagoberto José Fonseca, da UNESP, na categoria educação e o secretário Ricardo Montoro. Também recebeu Menção Honrosa a Associação Brasileira de Classes Profissionais e o Sindicato dos Corretores de Seguros (Sincor).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet