Olhar Direto

Segunda-feira, 05 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Polícia Militar passa a contar com quase sete mil homens

A Polícia Militar de Mato Grosso passa a contar, a partir da próxima semana, com quase sete mil homens para realização de patrulhamento ostensivo e preventivo. A inclusão de mais 452* novos soldados foi realizada na manhã de hoje (29), no Quartel do Comando Geral da PM, com a presença do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi. Mais de 400 pessoas assistiram à emocionante cerimônia.


O desfile militar marcou a entrada dos novos soldados para a instituição. A solenidade teve duração de quase duas horas. Após cerca de oito meses de intenso treinamento com disciplinas que enfocaram direitos humanos e as doutrinas de policiamento comunitário, os novos policiais militares estão aptos a atuar. “Eu gostaria de relembrar a vocês que todos assumiram um compromisso com o Estado. Estejam em uma grande cidade, em um bairro, uma vila, vocês são representantes. Pesa sobre os ombros de cada um, a responsabilidade de ser sempre monitorado, avaliado. Em vocês a população se espelha e confia”.

Durante a fala, o governador ainda declarou que “o sucesso não depende mais da academia, depende de fazer um algo mais. É assim pra tudo na vida. Sempre temos de fazer algo mais para as pessoas para quem estamos trabalhando. Nós já avançamos muito na área de segurança no Brasil, mas ainda temos muito a fazer”.

“Tenham em mente que não existe crescimento em nenhum lugar sem segurança pública. Nós ainda enfrentamos nesse imenso estado locais de remoto acesso, sem farmácias, sem mercados, mas com a presença da Polícia Militar. Saibam senhores que somos muito criticados quando erramos e pouco elogiados nos acertos, mas tenham em mente que é uma grande honra servir a um Estado, a um país. Que os senhores sejam heróis sociais”. A fala é do comandante geral da Polícia Militar. Ele ainda explicou ao público presente ao evento que todos os cursos de formação de soldados passam a contar com o disciplina de policiamento comunitário, uma das pilastras de atuação da Polícia Militar de Mato Grosso. “Cada um dos senhores já é um instrutor de polícia comunitária e está apto para atuar seguindo esses preceitos”.

Ratificando a fala sobre a importância na formação da tropa, o secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, fez o anúncio da implantação de um mestrado na área de segurança pública. “O Governo do Estado investe, de maneira incessante, para oferecer um trabalho digno, cada vez mais preventivo e pautado pela ética”.

Mesmo com o pé quebrado, o soldado Herickson Pinheiro, 24, que atuará no pólo Cuiabá e Várzea Grande, participou do evento. “Quebrei o pé indo para o curso de formação, no dia 5, mas jamais iria perder esse momento”. Ele ainda completa. “Minha cabeça mudou muito desde que entrei para o curso de formação. Sem dúvida alguma sou outra pessoa, um cidadão muito mais consciente e disciplinado”.

A soldado PM, Ariele Severino Anedia, do pólo Cuiabá, obteve a melhor classificação do Curso de Formação de Soldados 2008/2009 (com a pontuação 9.587) e recebeu uma condecoração pelo empenho demonstrado. O segundo lugar pertence ao soldado Felipe Santos, de Rondonópolis (9.568) e a terceira melhor classificação é de Fernando Santos Júnior (9.459), de Cuiabá. “Estou realizando um sonho. A Polícia Militar é uma verdadeira mãe que nos acolheu”, descreve a 1ª colocada dentre os novos soldados.

Durante a solenidade, o governador Blairo Maggi, que completa 53 anos na data de hoje, foi homenageado com uma placa de agradecimento pelos investimentos realizados na área de segurança pública. Público presente, imprensa e novos soldados cantaram parabéns ao governador do Estado. Solícito, ele cumprimentou dezenas de novos soldados.

Estiveram presentes a solenidade o secretário chefe da Casa Militar, coronel Alexander Maia, o secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Antônio Moraes, o secretário de assuntos estratégicos, Alexandre Bustamante, o secretário adjunto de Justiça, tenente coronel Zaqueu Barboza, a comandante geral adjunta da PM, coronel Lílian Tereza Vieira de Lima, os ex-comandantes l da PM, coronel Orestes Oliveira e Altair Denézio Magalhães, comandantes regionais coronel José Rodrigues (Cáceres), tenente coronel Nerci Adriano Denardi (Sinop), coronel Valdemir Barboza (Barra do Garças), coronel Luiz Cláudio Monteiro (Juína), corregedor geral da PM, coronel Catarino Moraes, assessor militar do Tribunal de Justiça, coronel Osmar Lino Farias, coronel Pedro Sidney Figueiredo, a assessora especial da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Tânia Regina, o tenente-coronel Jorge Henrique, representando a 13º Brigada do Exército Brasileiro, o inspetor Helton Carvalho, da Polícia Rodoviária Federal e oficiais e praças.

* Foram aprovados um total de 466 novos soldados, mas em razão de solicitações de pedidos para saída e de exclusão em razão de medidas jurídicas o número de formandos é de 452, conforme a Diretoria Adjunta de Recursos Humanos da Polícia Militar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet