Olhar Direto

Sábado, 28 de setembro de 2024

Notícias | Cidades

Samu de Rondonópolis vai contar com motolâncias

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passou a contar, a partir desta sexta-feira (14), com mais uma motolância para atender a população de Rondonópolis

15 Set 2012 - 10:16

De Rondonópolis - Cairo Lustoza - Olhar Direto/Agência Pauta Pronta

Samu de Rondonópolis vai contar com motolâncias
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passou a contar, a partir desta sexta-feira (14), com mais uma motolância para atender a população de Rondonópolis. A moto a serviço do SAMU 192 é pilotada por bombeiro e tem a possibilidade de chegar mais rápido aos atendimentos de urgência em localidades onde o fluxo de trânsito é muito intenso, ou em territórios de difícil acesso que as ambulâncias muitas vezes não conseguem acessar. Como chega antes da ambulância de suporte avançado (USA - UTI Móvel), o profissional presta o primeiro atendimento e estabiliza a vítima.


“A rapidez no atendimento pode representar em muitos casos a diferença entre salvar e perder uma vida ou minimizar sequelas”, diz o coordenador do SAMU em Rondonópolis, Adriangelo Magalhães.

A base de atendimento das motolâncias é na antiga rodoviária, onde fica instalado o Copom da Polícia Militar. Contudo, as duas motos poderão e deverão ser deslocadas conforme a necessidade, como explica o coordenador do SAMU.

“Nos finais de semana avenidas como a Lions apresentam maior tráfego de veículos, então o que faremos é deslocar as motos para aquele ponto da cidade; já durante a semana as ocorrências de acidentes se concentram no centro de Rondonópolis, portanto, as motos estarão em pontos estratégicos do Centro, como a Praça Brasil e Praça dos Carreiros”, relata.

SALVAR VIDAS - Os bombeiros que pilotam as motos passaram pelo Curso de Capacitação de Socorrista (CCS), realizado em Cuiabá, com duração de 30 dias.

Os veículos de intervenção rápida (Motolância SAMU 192) são úteis principalmente nos casos de doenças cardiovasculares como infartos, anginas, ataques cardíacos e derrames cerebrais - nestes casos quanto menor o tempo do socorro menor serão as seqüelas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet