Olhar Direto

Quarta-feira, 07 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Alunos conhecem ETA e o processo de tratamento da água

Conhecer o trabalho desenvolvido pela Estação de Tratamento da Água – ETA do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG). Este foi o principal objetivo dos alunos da 1ª série do Colégio Adventista. De acordo com a professora Cilele Francisca dos Santos os alunos que estão trabalhando a questão da água em sala de aula, tiveram a oportunidade através da visita à ETA em conhecer na prática o que estão vendo na teoria.


Os técnicos do DAE receberam os 21 alunos pela manhã de hoje (16) e explicaram que a Estação de Tratamento (ETA) tem por finalidade, tornar a água bruta trazida do Rio Cuiabá em um produto potável, pronto para ser consumido sem riscos à saúde. No processo são utilizados produtos químicos e equipamentos, próprios para remover as impurezas e microorganismos presentes na água. O operador ressaltou aos alunos que inicialmente a água é levada a ETA através de sistema de bombeamento, ao entrar no sistema de tratamento passa por diversas etapas que são: coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção.

Primeiro a água é retirada do Rio Cuiabá com uma bomba e quando chega aqui na ETA eles colocam um produto para podermos beber a água”, repetiu o aluno João Camilo de 7 anos, mostrando que aprendeu a lição.

De acordo com a professora, a escola está desenvolvendo um projeto sobre a água com o objetivo de conscientizar futuras gerações para evitar gastos. “É impressionante como as crianças aprendem fácil com aulas práticas. Mesmo com pouca idade surgem várias perguntas. Essa é a primeira vez que fazemos essa visita, se surgir outra oportunidade retornaremos com outras turmas”, avaliou a professora Cilene.

A pequena Rebeca de 6 anos também ficou entusiasmada com a visita. “Achei muito grande e muito alto. Não sabia que era assim. Vou explicar tudo para minha mãe”, disse a criança.

Para o diretor-presidente do DAE, Jeverson Missias, é muito importante que os alunos e professores possam conhecer o trabalho desenvolvido na ETA no que tange a garantia de que todos os usuários do DAE possam consumir água tratada de qualidade. “Estamos disponíveis para conversar e interagir com todos os alunos, professores e a própria comunidade que tenha interesse de saber mais sobre a ETA e os processos de tratamento da água”, declarou Missias.

O DAE-VG disponibiliza a ETA para visitas e realiza palestras nas escolas abordando os temas: preservação da água, qualidade da água e combate ao desperdício. Os interessados deverão enviar um ofício à direção do Departamento fazendo a solicitação, indicando número de alunos, série, dia e horário. Outras informações ligar no telefone 3688-9610.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet