Olhar Direto

Quarta-feira, 07 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

não ao trabalho

Três mil crianças participam de caminhada em VG

Três mil crianças participaram ontem de uma caminhada, que percorreu as principais avenidas de Várzea Grande. O evento, que neste ano entra na terceira edição, marca no município, o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.


Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que mais de 5 milhões de jovens entre 5 e 17 anos de idade trabalham no Brasil, apesar de a lei estabelecer 16 anos como idade mínima para o ingresso no mercado de trabalho.

“As crianças que estudam e trabalham têm rendimento escolar menor do que aqueles que só estudam. Já o baixo rendimento motiva, mais cedo ao mais tarde, ao abandono da escola”, destacou o secretário de Promoção e Assistência Social, Wilton Coelho.

Conforme o secretário, o trabalho infantil vem diminuindo no Brasil, isso em função de ações que vêem de encontro às necessidades das famílias, principalmente, as de baixa renda. “Programas sociais como o PETI garante ajuda financeira, para que os pais possam manter as crianças na escola”, disse Wilton Coelho informando que no município de Várzea Grande, 2,2 mil crianças recebem o beneficio, além de acompanhamento psicológico.



As comemorações tiveram como ponto alto, apresentações artísticas e culturais, que foram realizadas durante toda a manhã, no Ginásio de Esportes Fiotão. Crianças que participam do PETI do bairro Planalto, em Cuiabá, também vieram participar da caminhada em Várzea Grande.






HISTÓRICO – Em Várzea Grande o PETI foi implantado em 2004 com cerca de 400 crianças e adolescentes. A partir de 2005, a administração municipal passou a dividir as responsabilidades do programa com o Governo Federal, dando uma contrapartida com pessoal, material e com as parcerias formadas com Organizações não Governamentais (Ongs).



Atualmente possuí 18 núcleos espalhados pelo município. Mais de 2,2 mil crianças são atendidas diariamente, ocupando seu tempo com inúmeras atividades sócio-educativas.



O PETI é desenvolvido nos seguintes bairros: São Matheus, jardim Alá, Serra Dourada, jardim Imperial, Nova Esperança, Jardim dos Estados II, São Gonçalo, 13 de Setembro, Jardim Primavera, Centro, 23 de Setembro, Sadia III, Bonsucesso, Passagem da Conceição, Cristo Rei e Parque do Lago.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet