Olhar Direto

Sábado, 22 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Movimento comunitário amplia discussão sobre tarifa e abastecimento de água e transporte público

Pelo menos 200 líderes comunitários de Cuiabá devem participar nesta sexta-feira, a partir das 17h30, no auditório da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), de discussão sobre o transporte público, a cobrança de tarifa de água dos centros comunitários e a infraestrutura básica, entre outros temas. A ideia é fomentar o debate e coletar o pensamento médio dos dirigentes de associações de bairros e demais entidades comunitárias sobre diversos problemas da cidade.


O presidente da Ucamb, Edio Martins de Souza, recorda que a luta por melhorias no transporte coletivo não são de agora e vem desde 2003, quando ocorreu a primeira grande revolta em Cuiabá, liderada por comunitários e estudantes. “A questão central a ser debatida não é técnica, com foco apenas na redução das tarifas, mas sim sobre o modelo de transporte que se deseja para a nossa cidade”, pontua Martins de Souza.

“Os movimentos conseguiram revogar o aumento das tarifas em mais de 100 cidades em junho. Isso é a força da população, interferindo diretamente na gestão da política do transporte”, afirma o presidente da Federação Mato-Grossense das Associações de Moradores de Bairros (Femab), Walter Arruda.

Outro tema de discussão é a cobrança pela CAB Cuiabá da tarifa de água em imóveis nos quais funcionam centros comunitários, clubes de mães, centros de convivência de idosos, creches e as igrejas católicas e evangélicas. “O movimento comunitário busca entendimento com a CAB, porque isso é descumprimento da Lei Municipal nº 5.121/08, que isenta os imóveis em que funcionam essas organizações sociais”, pontua o presidente da União Coxipoense (Ucam), Maurício Pereira.

As entidades comunitárias vão debater com as filiadas a necessidade de regularizar as Associações de Bairros e similares. “Com a documentação em dia, tendo CNPJ e registro em Cartório Civil, a entidade fica habilitada para firmar parcerias não apenas com o poder público, mas também com empresas privadas”, ensina Edio Martins.

Com base nessa premissa, a Ucamb e a Ucam pretendem lançar uma campanha ampliada para regularizar todas as associações que estiverem com documentação desajustada. O trabalho será coordenado pela advogada Beatriz Pinto Viana, que já cumpriu tarefa semelhante em mandatos anteriores.

No próximo dia 2 de agosto, a Ucamb volta a reunir os dirigentes de associações de bairros da região Norte (Grande Morada da Serra), a partir das 18 horas, na Casa do Comunitário, para debater questões cruciais, principalmente na área de infraestrutura. No dia 9, a reunião envolve as associações de bairros da região Leste (Grande Dom Aquino). E, finalmente, no dia 16 de agosto, serão ouvidos os presidentes das associações da região Oeste (Grande Verdão e Santa Rosta).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet