Olhar Direto

Sábado, 22 de junho de 2024

Notícias | Cidades

BASES POPULARES

Movimento comunitário amplia discussão sobre tarifa e abastecimento de água e transporte público de Cuiabá

Foto: Jonail da Costa / Assessoria Ucamb

Edio Martins, Presidente da Ucamb, considera essencial regularizar as Associações de Bairros

Edio Martins, Presidente da Ucamb, considera essencial regularizar as Associações de Bairros

Pelo menos 200 líderes comunitários de Cuiabá devem participar nesta sexta-feira, a partir das 17h30, no auditório da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), de discussão sobre o transporte público, a cobrança de tarifa de água dos centros comunitários e a infraestrutura básica, entre outros temas. A ideia é fomentar o debate e coletar o pensamento médio dos dirigentes de associações de bairros e demais entidades comunitárias sobre diversos problemas da cidade.


O presidente da Ucamb, Edio Martins de Souza, recorda que a luta por melhorias no transporte coletivo não são de agora e vem desde 2003, quando ocorreu a primeira grande revolta em Cuiabá, liderada por comunitários e estudantes. “A questão central a ser debatida não é técnica, com foco apenas na redução das tarifas, mas sim sobre o modelo de transporte que se deseja para a nossa cidade”, pontua Martins de Souza.

“Os movimentos conseguiram revogar o aumento das tarifas em mais de 100 cidades em junho. Isso é a força da população, interferindo diretamente na gestão da política do transporte”, afirma o presidente da Federação Mato-Grossense das Associações de Moradores de Bairros (Femab), Walter Arruda.

Outro tema de discussão é a cobrança pela CAB Cuiabá da tarifa de água em imóveis nos quais funcionam centros comunitários, clubes de mães, centros de convivência de idosos, creches e as igrejas católicas e evangélicas. “O movimento comunitário busca entendimento com a CAB, porque isso é descumprimento da Lei Municipal nº 5.121/08, que isenta os imóveis em que funcionam essas organizações sociais”, pontua o presidente da União Coxipoense (Ucam), Maurício Pereira.




As entidades comunitárias vão debater com as filiadas a necessidade de regularizar as Associações de Bairros e similares. “Com a documentação em dia, tendo CNPJ e registro em Cartório Civil, a entidade fica habilitada para firmar parcerias não apenas com o poder público, mas também com empresas privadas”, ensina Edio Martins.

Com base nessa premissa, a Ucamb e a Ucam pretendem lançar uma campanha ampliada para regularizar todas as associações que estiverem com documentação desajustada. O trabalho será coordenado pela advogada Beatriz Pinto Viana, que já cumpriu tarefa semelhante em mandatos anteriores.

No próximo dia 2 de agosto, a Ucamb volta a reunir os dirigentes de associações de bairros da região Norte (Grande Morada da Serra), a partir das 18 horas, na Casa do Comunitário, para debater questões cruciais, principalmente na área de infraestrutura. No dia 9, a reunião envolve as associações de bairros da região Leste (Grande Dom Aquino). E, finalmente, no dia 16 de agosto, serão ouvidos os presidentes das associações da região Oeste (Grande Verdão e Santa Rosta).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet