Olhar Direto

Sábado, 22 de junho de 2024

Notícias | Cidades

MONITORAMENTO

Segurança Nacional e Estadual preparam aparato para combater crimes na fronteira

Foto: Ilustração/Reprodução

Segurança Nacional e Estadual preparam aparato para combater crimes na fronteira
“O combate às drogas vai ser pra sempre. Pois a folha que é sagrada na Bolívia, mata os jovens do Brasil”. A afirmação ´r da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki sobre o trabalho de monitoramento na fronteira entre Mato Grosso e o país vizinho.


Politec é contemplada com três viaturas para região de fronteira de Mato Grosso
Silval reconhece que desafio para Mato Grosso é melhorar controle sobre fronteira com a Bolívia

Miki declara que os 60 municípios de Mato Grosso que são monitorados pelo Programa Estratégico de Segurança na Fronteira (Enafron) contarão a partir de agora com o serviço de imagens que não deixará nenhuma pessoa passar sem ser vistoriada. “Vamos atuar de maneira presente e efetiva em todos os municípios que estão no caminho do tráfico. Com as imagens vamos monitorar pessoas e agentes, para ver se existe ou não facilitação de entorpecentes por esses caminhos”, garantiu Miki. 

Até o mês de maio Mato Grosso era o segundo estado no Brasil que mais apreendia pasta base de cocaína. De junho em diante já somos o primeiro, por conta das diversas operações da Polícia Federal, Gefron e Polícia Militar. “Nós estamos em 1º lugar nacional como o estado que mais apreende cocaína. Mas isso nunca vai acabar, apesar de tirar de circulação muitas tonelas, os traficantes ainda desafiam a lei por terra, água e ar. Podemos não acabar de vez com isso, mas vamos trabalhar para diminuir esses números”, garante o secretário de segurança pública do estado, Alexandre Bustamante.

Outra questão que irá ajudar a diminuir o número de crimes que acontecem através da fronteira é o trabalho integrado entre Polícia Militar do Brasil e a Polícia Boliviana. “Fizemos um pedido direto ao comandante boliviano reforçando as causas de roubos de veículos aqui e entram lá sem irregularidades e o narcotráfico que passam por eles e chegam até nossa barreira com facilidade. Se eles atuarem tudo dentro do país dele, o nosso trabalho será atuar dentro do nosso e o trabalho conjunto irá surtir efeito”, comentou Bustamante, que completou a frase dizendo que o trabalho é “um quebra cabeças, que devagar estamos montando”.

Além das operações, outros trabalhos como capacitação de professores e aulas especiais para crianças em rede de ensinos também devem ser feitos como base de prevenção. “Estamos com um projeto de longo prazo junto com a Secretaria de Educação para atuar dentro das salas de aulas. O Brasil fez uma política contra o tabaco, agora vamos bater duro para que as crianças de hoje não sejam os usuários de amanhã”, enfatizou Bustamante.

Ainda este ano novos aparelhos de comunicação serão comprados para compor as delegacias de Polícia Federal do estado. “Com a chegada de novos policias, novas armas e viaturas serão adquiridas e as condições de trabalhos serão melhores. Não vamos deixar ninguém sem condições de serviço”, informou a secretária de Segurança Pública, Regina Miki.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet