Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Parceria entre Secretarias visa melhorar a vida do homem do campo

A primeira reunião entre pequenos produtores, Promotoria de Agricultura e Centro de Referência da Assistência Social (Cras) foi na igrejinha da Mata Grande, local de atuação do Cras Luz D’yara. Os produtores ouviram diversas orientações sobre o trabalho da Secretaria de Promoção e Assistência Social, conheceram programas do Governo Federal e receberam orientações técnicas de engenheiros agrônomos e veterinários.


A parceria tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do homem do campo através da aproximação com as comunidades rurais. São oferecidos diversos serviços e planejamento de ações que beneficiem o agricultor familiar. “São mais de cinco mil pessoas no campo em diversas comunidades na zona rural de Rondonópolis e 17 funcionários na Promotoria, com vontade de trabalhar, tanto com assistências, como com projetos que beneficiem essa parcela da população”, afirmou Renato Mendes, Promotor de Agricultura.

A coordenadora do Cras Luz d’yara Cida Müller destaca a importância da parceria para o fortalecimento das ações da Secretaria e as vantagens dessa aproximação para os pequenos agricultores. “Somos nós que estamos procurando eles, o que reduz custo e tempo para os pequenos produtores. Em parceria com a Promotoria de Agricultura, vamos buscar inserir estas famílias nos programas de políticas públicas do Governo Federal, como por exemplo, o Brasil sem Miséria, também recebem orientações psicossociais, palestras socioeducativas, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para pessoas idosas e inclusão e recadastramento no programa Bolsa Família e Cadastro Único”, disse Cida Müller.

Seu Pacífico Gonçalves Ramos é o primeiro morador das chácaras localizadas na região da Mata Grande, aproveitou a oportunidade para tirar várias dúvidas. “Além de algumas orientações para a minha plantação, eu também tenho uma neta pequena que eu cuido desde que meu filho faleceu, eu perguntei sobre o bolsa família”.

Ao poucos as perguntas foram sendo respondidas para cada pequeno produtor. Renato Mendes também explicou que além do quadro de profissionais, com engenheiros agrônomos, veterinários que prestam assistência técnica, existem tratores para gradear a terra e doação de sementes para os agricultores.

As equipes volantes da Secretaria Promoção e Assistência Social são compostas por um assistente social, um psicólogo, um agente administrativo e um motorista. A secretaria de Agricultura disponibiliza técnicos para acompanhar a Secretaria de Promoção e Assistência Social nas visitas à zona rural. A próxima reunião está marcada para o dia 16 de outubro, às 15 horas, no assentamento Vale Encantado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet