Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Familiares e visitantes de reeducandos da Mata Grande foram atendidos em mutirão

Uma equipe de seis servidores dos departamentos de Ações Programáticas, Vigilância Epidemiológica e Atenção à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no domingo (27), um mutirão de atendimento a familiares e visitantes dos reeducandos da Penitenciária Major Eldo de Sá (Mata Grande), quando 40 pessoas fizeram exames de tuberculose e hanseníase, além de aferição de pressão arterial.


Ao final, um caso de suspeita de tuberculose foi detectado e doze pessoas tiveram registro de pressão arterial alterada. Quanto à suspeita de tuberculose, foi solicitado o exame de baciloscopia (escarro) e encaminhado para a unidade saúde de sua área. Já aos casos alterados de pressão arterial, foram dadas orientações e os pacientes encaminhados para as unidades de saúde respectivas, para acompanhamento e controle pela equipe de saúde.

A Secretária Municipal de Saúde, Marildes Ferreira, disse que a ação foi realizada em função de que no sistema prisional de Mato Grosso foram registrados mais de 200 casos de tuberculose em reeducandos e 12 em profissionais de Saúde que atuam nesse setor. “Como há transferência de presos de Cuiabá para cá, existe a possibilidade de contaminação dos reeducandos da Mata Grande, dos visitantes e familiares, além dos profissionais de Saúde que atendem a essa população carcerária”.

No dia 17 deste mês, um mutirão também foi feito com 70 reeducandos com registro de 04 contaminados por sífilis; 04 casos suspeitos de hanseníase e 30 casos suspeitos de tuberculose. Os casos suspeitos de hanseníase foram encaminhados para confirmação de diagnóstico e estão passando por consulta pelo médico Cássio Ghidella e os casos suspeitos de tuberculose estão passando por exame de baciloscopia.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet