Olhar Direto

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Cidades

GUIA

Revoltados, moradores interditam MT-010 e cobram melhorias na pista e fiscalização

Foto: Olhar Direto

Revoltados, moradores interditam MT-010 e cobram melhorias na pista e fiscalização
Por cerca de quatro horas na manhã de hoje (18), moradores do Distrito de Nossa Senhora da Guia e da Comunidade do Machado mantiveram a MT-010 (principal via de acesso à comunidade) interditada. O protesto reuniu cerca de 50 moradores, coordenados pelo pároco da região, padre Wagner Stephan de Azevedo.


Com uma extensa lista de reinvindicações que perpassam por melhorias na estrada, construção da sede de um conselho tutelar considerando as denúncias de práticas de abuso envolvendo crianças, assim como maior fiscalização no tráfego de veículos pesados e ainda o acesso a serviços de entrega dos Correios que era mantudo pelo Executivo Municipal, os moradores utilizaram um sofá e pedaços de galhos para impedir o trânsito dos veículos de grande porte. A região é sede de uma empresa de exploração de minérios e de uma fábrica de cimentos, o que acentua o tráfego desse tipo de veículo.

“Atravessar essa pista é um verdadeiro suicídio. Ela não é duplicada, não possui acostamento, além de que não existe fiscalização para os veículos que aqui trafegam. A legislação permite a rodagem de veículos de carga até 56 toneladas, mas isso não acontece”, esclareceu o padre.

Indignados com à falta de atenção do poder público, os moradores afirmaram a reportagem que só pedem melhorias e o direito aos benefícios de transitarem tranquilamente. “Nós queremos melhorias para a região. Estamos abandonados”.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana de Mato Grosso  informou que já foi concluído o processo de licitação que permitirá a duplicação de um trecho de 12 quilômetros do início da pista até a empresa Votorantim. As obras devem iniciar após o término do período de chuvas. Informou ainda que a MT-010 será alvo de um processo de recapeamento. Informou que o contrato de execução da obra prevê a entrega em 360 dias, no valor de R$ 18.775.545,26.

Questionada sobre os problemas pontuados, a Secretaria de Comunicação de Cuiabá informou por meio de nota que " Distrito da Guia é atendido pelo Conselho Tutelar do Centro, que foi reestruturado para melhorar os atendimentos à população. A Secretaria de Assistência Social também irá implantar o Conselho Móvel, uma van que levará os conselheiros aos distritos da zona rural para realizar os atendimentos".

Já sobre os  serviço dos Correios, informou que era preciso uma autorização da Prefeitura de Cuiabá para que fossem retomados. Essa autorização já foi assinada pelo prefeito Mauro Mendes e está em Brasília, para que a empresa determine a instalação e atendimentos no distrito.

Em relação ao asfaltamento da comunidade, a Secretaria detalha que os  moradores poderão definir como uma das prioridades do distrito na reunião para o Orçamento Participativo, que será realizada no dia 23 de abril.

*Atualizada às 15h13
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet