Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Cidades

dados

Ouvidoria revela que 30% das reclamações estão relacionadas à abordagens policias

Foto: Olhar Direto

Ouvidoria revela que 30% das reclamações estão relacionadas à abordagens policias
Três pessoas morreram durante abordagens policiais ‘desastrosas’ no primeiro semestre de 2014 em Cuiabá. Entre as vítimas estão o deficiente mental Ademar Oliveira, 19, morto em fevereiro, o Policial Militar Danilo César e a jovem Karina Fernandes Gomes, ambos na tentativa de assalto à C^mabio Rápido. Dados das Ouvidorias das Polícias em Mato Grosso revelam que durante todo ano de 2013, o órgão recebeu quase 1.050 reclamações, sendo que cerca de 30% delas são relacionadas a abordagens policiais, conforme o ouvidor Teobaldo Witter.


Leia mais:

Depoimentos sobre morte de deficiente apontam para homicídio doloso; DHPP deve concluir inquérito este mês
PM que matou colega e atendente está afastado das ruas há 30 dias; futuro de carreira depende de inquérito militar

Para Teobaldo, está se voltando o uso de armas letais de forma ‘equivocada’. “Isso revela um despreparo das policias”, argumenta. Ainda segundo o ouvidor, além de melhor preparo das polícias há também a necessidade da adoção de armas não letais pelas corporações.

Teobaldo, que também é mestre em teologia, lamentou o episódio envolvendo o policial militar Leandro Almeida de Souza, 22, que acabou matando seu parceiro de corporação e a jovem atendente da casa de câmbio ‘Rápido’, no final do mês de janeiro.

“Temos que analisar toda a situação e o estado psicológico do policial que atirou. Parece que foram cerca de sete tiros disparados por ele, o que é uma situação complicada que poderá resultar em um processo administrativo e até mesmo expulsão do PM”, declarou o teólogo.

O ouvidor também lembrou que a discussão da inserção de armas não letais já foram iniciadas. Porém, o processo demandará tempo até se aprovar o uso, regulamentar e adotar o instrumento. Os debates sobre as armas de choque taser iniciou-se no final de 2013.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet