Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Secretário de Fazenda do Acre elogia o sistema Fiplan

O secretário de Fazenda do Acre, Márcio Cordeiro, que está em Mato Grosso para conhecer o modelo de gestão implantado pelo governador Blairo Maggi, esteve na Secretaria de Fazenda (Sefaz/MT) na tarde desta segunda-feira (02.03) e conheceu o Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Fiplan), implantado no Estado em junho de 2005. Ao final da reunião, Márcio Cordeiro se disse impressionado com o Fiplan.


“Me impressionou o grau de integração que o Fiplan exerce entre os Poderes. É um sistema que precisa de transparência absoluta e com certeza interessa a qualquer Estado que leva a sério o controle de suas finanças. Agradeço ao apoio do secretário de Fazenda Eder Moraes e nos colocamos a disposição do governo de Mato Grosso se precisar de alguma ajuda do nosso Estado”, declarou o secretário de Fazenda do Acre.

O Fiplan foi desenvolvido pelo Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat), e dentro de seus objetivos, visa à redução de gastos e o aumento de controle sobre as contas do governo. O Fiplan integrou, em uma única ferramenta, via web, os sistemas antes utilizados (Sidorffi e Siafi) para gerir o planejamento, execução orçamentária e prestação de contas do Estado, o que tornou mais precisa a informação relacionada a este assunto. A segurança do sistema alcança um percentual de 95,2%, bem acima do recomendado pelas normas da segurança da informação, que é de 70%.

O Fiplan foi premiado recentemente como inovação tecnológica pelo Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). O Governo do Estado já cedeu o direito de concessão ao Estado de Roraima (RR) em outubro de 2008, e Sergipe e Bahia já demonstraram interesse no Sistema.

INVESTE BRASIL
O secretário de Fazenda do Acre também reclamou ao secretário Eder Moraes da dívida que tem de pagar todo ano à União. Na ocasião, Eder lembrou do Movimento Investe Brasil (www.movimentoinvestebrasil.com.br), liderado pelo Governo de Mato Grosso, que defende a reestruturação da dívida pública dos Estados e municípios brasileiros com o Governo Federal. Márcio Cordeiro simpatizou com o Movimento e disse que vai participar.

Também participaram da reunião o secretário de Planejamento de Mato Grosso, Yênes Magalhães, secretário-adjunto do Tesouro Estadual de Mato Grosso, Edmilson José dos Santos e o secretário-adjunto de Planejamento, Arnaldo Alves.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet