Olhar Direto

Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Grupo de trabalho vai estudar e definir ações para atender as pessoas com deficiência

Um grupo de trabalho para tratar das demandas da pessoa com deficiência foi instituído nesta segunda-feira (09.02) pelo governador Pedro Taques. Durante audiência com pais e representantes das entidades que atuam em prol deste público, no Palácio Paiaguás, Taques solicitou ainda que Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conade-MT) indique três nomes para a vaga de superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ligado à Casa Civil.

  
Ao todo, 11 demandas prioritárias foram apresentadas ao Poder Executivo, solicitações que perpassam as áreas de educação, saúde, lazer, trabalho e assistência social. O grupo de trabalho, formado tanto por representantes das associações das pessoas com deficiência quanto pelas secretarias de estado responsáveis pelas áreas demandadas, terá a missão de estudar e viabilizar as ações. “Temos que fazer levantamento das reais necessidades dessas pessoas para que o estado possa trata-las de forma especial. O que essas pessoas querem são os direitos constitucionais concretizados”.
 
O diagnóstico precoce do autismo é umas das preocupações de Rosimairy Araújo, 44, mãe do pequeno Lucas, que possui a síndrome. Com a experiência de fisioterapeuta, Rosimairy conseguiu diagnosticar o autismo logo cedo, garantindo a Lucas um bom desenvolvimento. Entretanto, ela revela que essa não é a realidade de Mato Grosso. “Temos muitas crianças com diagnóstico tardio, porque a saúde e a educação não estão preparadas”, aponta. Para a fisioterapeuta é necessário preparar as instituições públicas para receber as crianças com alguma deficiência.
 
Para preparar as instituições é necessário investimento “e essa foi uma das determinações do governador”, frisou o secretario de Estado de Educação, Permínio Pinto. “Temos uma pauta de reivindicações e para o atendimento dessa pauta é preciso mais investimentos em equipamentos, formação de profissionais, em infraestrutura e em toda a política educacional direcionada para a educação especial”. Quanto à infraestrutura o secretário afirmou que já há recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para promover a acessibilidade nas unidades de ensino e o Governo do Estado entrará com uma contrapartida.
 
Com o objetivo de melhor auxiliar na promoção de políticas públicas, o governador vai escolher um dos três nomes indicados pelo conselho para assumir Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência, cargo que tem como função defender e cobrar os direitos desse público. “Ninguém melhor do que quem entende, quem conhece o que um cego passa nas ruas, o que um cadeirante passa para exercer seus direitos mais básicos, o preconceito com que são olhados, para que nós possamos sentir o que efetivamente o que vocês sentem”, determinou o chefe do executivo estadual. 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet