Olhar Direto

Quinta-feira, 04 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Plano Diretor do CPA une sustentabilidade e qualidade de vida

Com propósito de ampliar a qualidade de vida da população e também dos servidores públicos, a Secretaria de Estado das Cidades (Secid), juntamente com outras pastas estaduais, instituições privadas e sociais, já iniciou os primeiros estudos para implementar o Plano Diretor do Centro Político Administrativo (CPA). O projeto, que tem uma previsão de evolução até o ano de 2030, conta com forma de atuação democrática e com visão voltada para o entorno da região do CPA. 


Dentre as propostas, uma das que está sob estudo de viabilidade é a interligação dos Parques Mãe Bonifácia e Massairo Okamura, Lagoas do Paiaguás e Encantada. A ideia inicial é unir estes locais por meio das chamadas “Ciclo Verdes”, que serão rotas para ciclistas amadores, profissionais e trabalhadores. Além de se tornar uma opção de lazer e locomoção, a proposta fomentaria o ciclo-turismo local entre os espaços. 

Para o titular da Secid, Eduardo Chiletto, as propostas para a região do Centro Político Administrativo possuem uma visão de futuro, porém estas estão equilibradas junto a diversos aspectos da sustentabilidade. “Queremos construir um local de referência a partir deste trabalho que beneficiará não apenas o servidor público, mas toda a sociedade. Este projeto é apenas um embrião e a ideia é multiplicá-lo nos demais municípios”. 

Na Secretaria das Cidades, as discussões sobre o Plano Diretor ficarão concentradas na Superintendência de Mobilidade, Acessibilidade e Gestão Urbana. A ideia central é fazer com que o projeto, coordenado por este setor, acompanhe diretrizes da sustentabilidade, tecnologia e educação. Dentro destes motes, o trabalho irá contemplar a sociedade em geral. 

Dentre as inovações, que também passam por estudo de viabilidade, está a implantação de veículos elétricos e estações de captação/distribuição de energia, assim como bicicletários e duchas em todas as secretarias do Centro Político Administrativo. 

Chiletto reforça que o Plano Diretor tem ainda como foco o “pensar para pessoas”. Segundo ele, “para que o desenvolvimento urbano do CPA seja implementado serão necessários programas e projetos que priorizem a circulação de pedestres, veículos não motorizados, de pessoas com ou sem deficiência e aquelas que possuam restrições de mobilidade”. 

Além dos estudos iniciais, novas propostas devem ser apresentadas para formatação do Plano Diretor do CPA. Dentre elas está ampliação dos locais de lazer pré e pós horário comercial, valorização das áreas verdes já existentes, além de estacionamentos eficientes para servidores e cidadãos, como também praça de alimentação. A expectativa, conforme Chiletto, é apresentar o projeto finalizado ainda no primeiro semestre deste ano. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet