Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Cidades

PM promove evento para combate a violência doméstica

A assinatura de uma portaria que determina as providências disciplinares a serem tomadas nos casos de violência doméstica que possam vir a ser praticados por policiais militares marcou ‘1º Seminário de Enfrentamento à Violência Doméstica’, promovido pela Polícia Militar, em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça. 


Dentre as providências previstas na portaria está a abertura de procedimento administrativo, feito diretamente pela Corregedoria-Geral da PM para os casos de violência doméstica que envolva policiais. “Essa providência é uma forma que a instituição está tendo para dar celeridade nos casos que envolvam violência contra mulher”, pontuou o corregedor-geral da PM, coronel Alexander Maia. 

O seminário abriu as ações alusivas ao ‘Dia Internacional da Mulher’, celebrado no próximo dia 08. Segundo o comandante-geral da PM, coronel Zaqueu Barbosa, o evento “demonstra o comprometimento da instituição em promover ações voltadas à proteção da mulher”. 

Realizado no quartel do Comando-Geral da PM, o seminário reuniu autoridades representantes da defesa dos direitos das mulheres em Mato Grosso. Dentre elas, a corregedora-geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Maria Erotides Kneip, que salientou sobre a importância de a PM ser a instituição responsável pela abertura das ações, que seguem as diretrizes da Campanha Nacional “Justiça pela Paz em Casa”, do Ministério da Justiça. 

“Muito justo que a campanha comece por aqui, pela Polícia Militar, pois é ela quem dá a voz quando todas as testemunhas da violência se calam. Quantas são as instruções e quantos são os julgamentos em que o policial é a única testemunha do ato covarde praticado contra a mulher? Não acredito em coincidência, acredito em providência e a Polícia Militar é a primeira a dar essa providência nos casos de violência doméstica”, considerou Erotides. 

Além da portaria, o seminário contou com a realização de duas palestras voltadas ao tema violência doméstica, sendo uma ministrada pela juíza auxiliar da Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Amini Haddad Campos e a outra pela superintendente Estadual de Políticas para Mulheres, da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, Isabel Cristina Gama da Silveira. 

Ainda como parte das ações alusivas ao Dia da Mulher, no saguão do quartel permanecerá até sexta-feira (06.03) a exposição fotográfica “Mulheres de Mato Grosso...e que mulheres”, do Instituto Memória da Assembleia Legislativa, que destaca a imagem de mulheres que prestaram relevantes serviços ao Estado, dentre elas a coronel PM Lílian Tereza Vieira de Lima. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet