Olhar Direto

Domingo, 16 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Senai-MT registra aumento superior a 1400% na participação de mulheres em cursos técnicos

Na sala de aula de Ana Paula Morcillo dos Santos, 41 anos, que está concluindo o curso técnico de Logística, as mulheres ‘dominam’.  Boa parte delas são maduras, independentes e estão decididas a começar uma nova etapa de vida.  Essa mudança não é de agora, na verdade, faz parte de um longo processo histórico que impacta todos os setores da sociedade, e nas salas de aula do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) não é diferente. Em 2010, eram apenas 483 mulheres realizando algum curso técnico, hoje são 7.642, um aumento superior a 1400%.


A área que a Ana Paula escolheu para trabalhar é a segunda mais procurada dentro do Senai-MT, com um aumento de 150% em número de mulheres de 2012 a 2014.  Entre as disciplinas estudadas estão Cálculos Aplicados, Empreendedorismo e Estratégias, Negociação e Processo Decisório.  “São matérias que eu aprendi a gostar e a dar valor. Estou determinada a trabalhar nesta área”, garante. O curso com maior ocupação de mulheres na instituição é o de Segurança do Trabalho, que obteve um aumento de 1089%, entre 2010 e 2014. O índice é bem maior do que a avanço nacional da instituição que revelou um acréscimo de 118% de mulheres no mesmo curso entre 2009 a 2013.

De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em segundo no alvo do público feminino no cenário nacional estão os cursos da área de Infraestrutura, com ampliação de 106% e de Produção Alimentícia (83%). Cursos que normalmente são frequentados por mulheres ficaram abaixo do esperado na pesquisa. Em Mato Grosso, a área de Recursos Humanos foi a terceira mais procurada. O curso Técnico em Administração ficou em quarto, de Design de Interiores em sétimo e Modelagem em Vestuário foi o menos visado pelo público feminino.

Em relação a faixa etária, a busca por cursos técnicos foi maior entre jovens de 15 a 25 anos, cerca de 6045% no período de 2010 a 2015. Em segundo aparecem as mulheres de 55 anos ou mais, com um acréscimo de 2000% nas salas de aula. De 46 a 55 anos (574%), de 36 a 45 anos (443%) e de 26 a 35 anos (395%).

De acordo com dados do Censo da Educação Básica 2013 (o mais recente disponível), elas são 764.911 entre os 1.441.051 alunos dos cursos de formação profissional realizados em conjunto ou depois do Ensino Médio, o que representa 53,1% do total. De 2009 a 2013, houve aumento de 60% no número de matrículas entre mulheres. Nesse mesmo período, a expansão entre os homens foi de 50%.

Para a diretora regional do Senai-MT, Lélia Brun, o aumento das mulheres em sala de aula não se restringe aos cursos técnicos ou áreas específicas, mas se torna uma constante em todas as modalidades de Educação Profissional. Entre os motivos para isso está a ampliação do acesso ao ensino técnico por meio do Pronatec. “O mercado está mudando com a valorização de várias profissões e, antenadas neste cenários, as mulheres despertaram para áreas pelas quais não tinham tanto interesse, como a Logística e a Construção Civil. É o profissionalismo superando o gênero”.

MERCADO DE TRABALHO

Apesar das boas notícias sobre o aumento do acesso das mulheres à educação profissional, ainda é preciso alterar a lógica do mercado de trabalho que reserva a elas os piores salários. Na média nacional de todos os setores da economia, as mulheres recebem 21% menos que os homens contratados formalmente em ocupações semelhantes, segundo a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2013.

Na avaliação do gerente de Estudos e Prospectiva da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Márcio Guerra, a tendência é que a diferença salarial se reduza ao longo do tempo, uma vez que as mulheres, além da escolarização, estão buscando cada vez mais uma melhor qualificação. Elas, em momentos de expansão econômica  recentes, vêm conquistando espaços no mercado de trabalho, sobretudo nas  ocupações em que se pagam melhores salários e faltam trabalhadores qualificados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet