Olhar Direto

Domingo, 16 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Conferência Estadual debaterá protagonismo do idoso

Buscar sensibilizar instituições, sociedade e os próprios idosos sobre a importância da participação ativa no meio social. Este é o objetivo da 4ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, cuja temática "Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa - Por um Brasil de Todas as Idades”, debaterá o protagonismo social e político destes cidadãos, que lutam por mais espaços que proporcionem a participação deste grupo em decisões coletivas. 


Representantes da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, responsáveis pela realização do evento, se reuniram na terça-feira (11.03) para montar a Comissão Organizadora e aprovar o regimento interno. O grupo montou também o modelo de decreto que será enviado ao governador, para que após assinatura, seja feita convocação à Conferência, na qual serão escolhidos e indicados os delegados que irão participar da etapa nacional. 

“Os conselheiros estão trabalhando na elaboração do regimento interno para orientar os conselhos municipais”, diz a secretária Executiva dos Conselhos, Maika Regiane Galvão. De acordo com a gestora, o evento tem o objetivo de propiciar a reflexão e a discussão sobre o protagonismo, o empoderamento e as consequências nas transformações sociais, como estratégia na garantia dos direitos da pessoa idosa. 

O presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI) e secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (SDH/PR), Biel Rocha, afirma que é importante que a pessoa idosa seja protagonista na efetivação dos seus direitos. “Nosso objetivo é romper com os preconceitos de que o idoso é inativo ou incapaz”. 

“Não podemos considerar a velhice como uma fase da vida definida pelo declínio, onde o que resta ao idoso aposentado é preencher seu tempo com outras atividades, que não a participação social, simplesmente porque não é mais útil para tais fins. Temos que encorajar a sociedade a enxergar a velhice como um período favorável para realizações”, avalia o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo. 

As conferências municipais deverão ser realizadas até Maio de 2015, conforme orientação do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso. O encontro estadual ocorrerá no mês de agosto. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet