Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Projeto incentiva internos a conhecer a Páscoa e ajudar creche

O Centro Regional do Sistema Socioeducativo de Barra do Garças promove, junto aos adolescentes daquela unidade, o projeto “Páscoa – recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo”. O objetivo é proporcionar aos internos uma vivência que possibilite aprender, com os valores difundidos pela ocasião da Páscoa, o apreço da solidariedade. Para tanto, ações realizadas em benefício das crianças da creche “Esmeralda Arlinda Gomes” serão executadas pelos internos. 


Entre os objetivos específicos do projeto chama atenção a confecção de ovos de páscoa com as estagiárias de nutrição no laboratório das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia (Univar), além da produção de lembrancinhas, sob supervisão da Escola Estadual São João Batista. Ao final, os internos serão levados para um estágio vivencial na creche com distribuição de ovos, pintura facial das crianças, entrega de lembrancinhas e contação de histórias. 

A gerente da unidade, Ivone Brunk de Bittencourt, explica que a lei nº 12.594/12 determina que “a medida socioeducativa supere práticas corriqueiras que resumem o adolescente ao ato a ele atribuído e que transcenda uma cultura predominantemente coercitiva e punitiva”. Além de garantir acesso aos direitos e às condições dignas de vida, deve-se reconhecer o adolescente em conflito com a lei como sujeito pertencente a uma coletividade que também deve compartilhar valores e experiências positivas. 

De acordo com a direção, as ações socioeducativas devem exercer uma influência sobre a vida do adolescente, contribuindo para a construção de sua identidade, de modo a favorecer o seu pertencimento social, possibilitando que assuma um papel inclusivo na dinâmica social e comunitária. Para tanto é vital a criação de acontecimentos que fomentem o desenvolvimento de autonomia, da solidariedade e de competências pessoais relacionais, cognitivas e produtivas. 

“Neste sentido, o projeto visa sensibilizar os adolescentes para assumirem valores e atitudes éticas”, esclareceu Bittencourt. Ações complementares como diálogo e questionamento oral por meio de cartazes, figuras e vídeos; visualização e explanação dos símbolos da Pascoa e a confecção de um mural também fazem parte dos trabalhos que serão executados durante o evento. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet