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Quarta-feira, 26 de junho de 2024

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Secretaria inicia estudo para readequar vias que passam por obras do VLT; estacionamento é cogitado

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Secretaria inicia estudo para readequar vias que passam por obras do VLT; estacionamento é cogitado
A Secretaria de Estado das Cidades (Secid-MT) iniciou estudo preliminar que readequará as vias que estão passando por obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. O trabalho está sendo realizado pela Superintendência de Projetos da Secid. Para ser concluído a estimativa é de que sejam necessários R$ 1,8 bilhão para o modal. Segundo a pasta, entre as propostas, que ainda serão discutidas com a classe comercial, estão a criação de ciclovias, aumento no número de vagas de estacionamento e passarelas para pedestres. 


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Segundo a pasta, dentre os trechos que compreendem a proposta estão as avenidas da FEB (Várzea Grande), Tenente Coronel Duarte, mais conhecida como Prainha, e Historiador Rubens de Mendonça (CPA), sendo as duas últimas localizadas em Cuiabá. 

A ideia sobre a readequação viária destes trechos já havia sido apresentada pelo titular da Secid, Eduardo Chiletto, em reunião com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), no último dia 31 de março.

Segundo a assessoria da pasta, nesta segunda-feira, 6, Chiletto conversou com representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Sindipetróleo-MT) e reiterou as principais ideias sobre o projeto. 

Ainda durante o encontro com os sindicalistas, Chiletto reforçou que para a finalização da proposta será realizada audiência com os comerciantes de Cuiabá e Várzea Grande. “Queremos formatar este projeto em parceria com os comerciantes de ambas as cidades para que os transtornos causados sejam mínimos. Somente após esta etapa é que a proposta será apresentada ao governador Pedro Taques para ajustes e aporte de recursos financeiros necessários”. 

De acordo com o superintende de Projetos da Secid, Carlos Alberto Oseko Junior, a ideia é dar maior mobilidade para a população e utilizar de forma adequada o espaço que hoje vem deixando de ser ocupado. Dentre as propostas, que ainda serão discutidas com a classe comercial, estão a criação de ciclovias, aumento no número de vagas de estacionamento e passarelas para pedestres. “Queremos humanizar a cidade”, destacou Oseko. 

Em relação a ocupação do espaço que compõe o trajeto do VLT, Chiletto reforça que toda estrutura utilizada para a readequação viária será móvel. “Vamos trabalhar de forma com que os espaços e ambientes montados nestes trechos sejam removíveis, já que tal trajeto pertence a uma outra obra do Estado”, complementou.
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