Olhar Direto

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Cidades

aniversário de Cuiabá

Casa da Criança Cuiabana é inaugurada e abriga recém-nascido com apenas cinco dias

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Casa da Criança Cuiabana é inaugurada  e abriga recém-nascido com apenas cinco dias
Um recém-nascido que hoje, 7 de abril, completa cinco dias de vida é um dos ‘moradores’ da Casa da Criança Cuiabana, inaugurada na noite de segunda-feira no bairro Jardim Califórnia. A primeira unidade a funcionar nesta modalidade na capital atende a recomendações da Vara da Infância e Juventude e irá disponibilizar dez leitos. Mensalmente, serão necessários R$ 25 mil para a manutenção do espaço. 


Leia Mais:
Obras da administração Mauro Mendes não serão prejudicadas por contingenciamento da Prefeitura de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá tem como proposta a implantação de outras três Casas com a mesma finalidade, ampliando para 40 o número de vagas. A inauguração integra um extenso calendário de atividades propostos em celebração aos 296 anos do aniversário da capital.
 
“O ideal seria que nenhuma criança fosse deixada. Que esse lar não existisse, mas é impossível fechar os olhos. É um lugar que vai servir de amparo, de acolhida a essas crianças. O problema existe. Nós assumimos um compromisso com o Ministério Público do Estado, temos a frente dessa ação a nossa primeira dama, Virgínia Mendes e o apoio da primeira dama do Estado, do governador que é nosso parceiro”, afirmou Mauro Mendes, prefeito de Cuiabá.  Ele ressaltou que a parceria com empresários e o Grupo Cena Onze são fundamentais para o desenvolvimento das atividades. 

Destacou que uma série de atividades de cunho social, capitaneados por Virgínia Mendes auxiliaram na captação de colaboradores. ‘O esforço  é conjunto”.
 
A Casa da Criança Cuiabana irá atender meninos e meninas na faixa etária de zero a 12 anos, que por determinação judicial foram retiradas do convívio familiar. Hoje, três pequeninos recebem os cuidados da equipe da unidade, composta por 14 profissionais – entre auxiliares, educadores sociais, psicólogos, assistente social. A 'população' abrigada na unidade é composta por três crianças, todos com menos de dois anos de idade.
 
A proposta de uma unidade com capacidade reduzida é premissa do Conselho Nacional da Criança e Adolescente. “Queremos retirar a institucionalização. É um ambiente de acolhimento. Aqui será um espaço onde essa criança possa ter um espelho do que é uma família.  O ideal é facilitar o processo de reinserção às  famílias”, explica a psicóloga Graciele Girardelo.
 
O secretário municipal de  Assistência Social, José Rodrigues, afirmou que o Executivo tem se esforçado para se adequar a legislação vigente. “A Prefeitura assinou um Termo de Ajustamento de Conduta que tem como tratativa a construção de quatro unidades. Já sinalizamos com a primeira unidade e no segundo semestre outra unidade deverá ser inaugurada”.
 
Titular da Vara da Infância e Juventude, a juíza Gleide Bispo dos Santos, avaliou que os desafios são muitos. “No entanto, eu percebo que existe a vontade de mudança. A Prefeitura se mobiliza, executa. O prefeito não é uma pessoa que coloca obstáculos.  Era um sonho que essas unidades fossem inauguradas”. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet