Olhar Direto

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Rock, lambadão e rasqueado levam milhares de pessoas a 3 bairros de Cuiabá

Milhares de pessoas divertiram-se na noite de domingo (12) em Cuiabá, embaladas por diferentes ritmos musicais. Dentro das comemorações pelo aniversário de 296 anos de Cuiabá, a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo organizou o Cuiabá Rock, no Parque Cuiabá; o Festival de Lambadão, no Pedra 90; e o Festival de Rasqueado, no CPA II. Devido ao sucesso dos eventos, a secretaria pretende estender estas manifestações culturais para outras regiões da cidade e, para isso, irá buscar o apoio da iniciativa privada.


Os festivais musicais realizados ontem estavam programados para o dia 8 de abril, no feriado em comemoração aos 296 anos da Capital. Porém, por problemas técnicos, os festivais tiveram que ser transferidos.

Cuiabá Rock

O Parque Cuiabá reuniu jovens da cena Rock da Capital, que foram levados pelo som de artistas locais que trouxeram para o palco performances autorias e interpretações de clássicos do gênero.

Ao longo da noite, sete bandas se apresentaram e o grande número e o entusiasmo do público presente só reforçou o bairro como uma referência na cena rock municipal, conforme o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Alberto Machado, conta.

“Existe um grande grupo de jovens apaixonados pelo rock que mora na região e muitos que vieram de diversas partes da cidade para prestigiar o ‘Cuiabá Rock’. É muito nítida a importância deste movimento e percebemos que eles querem transformar o Parque Cuiabá em referência na cena rock”, diz.

Valorizar os diversos movimentos culturais é também uma das propostas da Prefeitura de Cuiabá, que tem atendido a diversidade, propiciando eventos musicais que explorem diversos gêneros artísticos nos bairros da Capital.

“Nós queremos fomentar e divulgar os talentos dos artistas locais, lhes garantindo espaço no cenário musical de Cuiabá. Para as bandas de rock, existem poucas oportunidades e espaços restritos e ficamos contentes em poder oferecer a estrutura necessária para eles se apresentarem. Nosso papel é valorizar as manifestações culturais de todos os gêneros, englobando todos os tipos de público”, conta Alberto.

A iniciativa, que já está em sua segunda edição, foi aprovada pelos fãs de bandas como Nirvana e Guns N’ Roses, que apostam em mais eventos musicais explorando o gênero.

“Muita gente de outros bairros veio pra cá pra prestigiar o Cuiabá Rock e a Prefeitura mandou muito bem em valorizar nosso movimento”, conta Thaieny Nayara, 15.

Para Hugo Pavani, 17, “sempre que houver shows assim nós vamos estar aqui, prestigiando o apoio que a Prefeitura está dando para nós”.

Festival de Lambadão
 
 
No Pedra 90, um dos bairros mais populosos da Capital, com mais de 85 mil habitantes, não faltou animação e energia para mais de 2 mil pessoas que foram até à Praça Maria Martinha, mais conhecida como Praça do CAIC. No comando do agito, bandas regionais que por mais de quatro horas levaram divertimento aos moradores. Apresentaram-se as bandas Ki Mistura, Ellus, Os Originais, com a participação do compositor e cantor Guapo, e a Banda Novo Swing. Foi um verdadeiro encontro familiar; todos a fim de passar uma noite de domingo alegre e descontraída. Ao som de músicas bastante conhecidas, jovens, adolescentes, casais, dançaram e se divertiram.

Para a vice-presidente da Associação de Moradores do Pedra 90, Maria Lúcia de Lima, que mora no bairro há 20 anos, a iniciativa da prefeitura merece elogios. “Nosso bairro é afastado do centro e estes eventos reúnem a juventude numa atividade sadia”, observa. Sua filha, Rafaela de Lima, 27 anos, compareceu junto com várias amigas e também levou junto o filho Raphael, de 4 anos. “Acho ótimo ter a oportunidade de assistir a estes shows. Esperamos que a prefeitura continue fazendo isso”, diz.

O presidente do Conselho de Pais e Mestres do CAIC (Escola Estadual Professor Rafael Rueda), Ademilson Assunção da Silva, também apoia as ações da prefeitura. Ele destacou o empenho do secretário Alberto Machado na realização destes eventos. “Nossa região é carente de cultura, por isso é importante criar mais projetos para a nossa juventude”, pede o presidente.

O secretário Alberto Machado agradeceu a presença da população. Ele disse que, pelo fato de os eventos terem sido realizados num domingo à noite, o público que compareceu chegou a surpreender. “A cultura socializa as pessoas, traz alegria, inclusão social. E a música tem esta qualidade. Quem dera a gente pudesse fazer estes eventos todos os finais de semana. Seja no CPA, Pedra 90, Parque Cuiabá, e para outros bairros. Já disse que o cobertor é curto, mas vamos estar sempre trabalhando, fazendo o possível para levar o máximo de cultura, música, esporte para a nossa população”.

Para viabilizar estes planos, o secretário adiantou que irá buscar o apoio de parceiros junto à iniciativa privada para levar de maneira periódica estes eventos para outros bairros da Capital. “Tivemos hoje a Corrida Bom Jesus e a nossa secretaria foi a primeira a fazer o chamamento público de patrocínio. E queremos fazer isso não só para o esporte, mas também para a cultura. Chamar parceiros, chamar a iniciativa privada para nos ajudar a viabilizar a alegria para esta galera”, afirma.


Festival de Rasqueado

No CPA II, também a noite de domingo foi de animação com o Festival de Rasqueado, realizado na Praça Cultural. Apresentaram-se ao público Jr. E Nando e ainda Gilmar Fonseca e Convidados (João Bolinha, Roberto Lucialdo e Dilson de Oliveira). O festival do CPA reuniu menos gente que nos outros dois eventos, mas também com muita animação daqueles que foram participar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet