Olhar Direto

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Setas criará modelo de combate ao trabalho infantil

Criar mecanismos que facilitem a transição do jovem da escola para o trabalho é uma das propostas da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) para combater o trabalho infantil. O assunto foi colocando em pauta pelo secretário Valdiney de Arruda durante reunião com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) de Várzea Grande na tarde desta segunda-feira (14.04). 


O secretário falou da proposta do Governo do Estado de priorizar a criança e o adolescente por meio do fortalecimento dos conselhos. A reunião contou com a presença do secretário municipal de Assistência Social, Hilton Coelho. 

“Partimos da premissa de que tudo se inicia pela infância. Se a criança é mal direcionada, teremos problemas que a gente vivencia hoje”, analisou Valdiney, defendendo um novo modelo de gestão que foque na proteção dos direitos da criança, mas também no processo de transição da escola para o trabalho, o que ele considera fundamental para combater o trabalho infantil e a evasão escolar. 

Segundo Valdiney de Arruda, que é secretário executivo do Fundo Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantill (Fepeti), a criança ou adolescente fora da sala de aula são vítimas em potencial do trabalho infantil e com grandes possibilidades de cair no sistema socioeducativo. 

“Vamos fazer um trabalho integrado dentro da Setas e também em parceria com outras pastas e setores da sociedade para garantir os direitos da criança e do adolescente”, afirmou, garantindo todo o aporte necessário do Governo para ampliar a capacidade de gestão dos conselhos. 

Leandro Momente, presidente do Cedca/VG, agradeceu a disposição do secretário de ouvir os conselheiros. “Um filho sempre deve se espelhar no pai e na mãe. Então é essa a nossa expectativa em relação à Setas. Nós, enquanto Conselho, precisamos do acolhimento, do suporte do Estado para fortalecermos nossas ações na defesa dos direitos da criança e do adolescente”, pontuou. 

O secretário de Assistência de Várzea Grande, Hilton Coelho também reforçou o pedido de apoio do Estado. “Sabemos da importância do conselho e também do Estado estar conosco, nos ajudando, porque só o município sozinho não da conta. Precisamos e acreditamos nessa parceria com a Setas”, frisou o gestor. 

Ao encerrar a reunião, o secretário Valdiney de Arruda foi enfático diante do pedido de apoio do município. “Toda equipe do novo Governo, sob orientação do governador Pedro Taques, está trabalhando com as ferramentas que já existiam. Não estão criando, apenas reorganizando a estrutura existente e que estava sendo subutilizada”, pontuou o secretário. 

E todas as ações, segundo ele, estão sendo tem sido estratégicas e integradas com outras secretarias afins. “Portanto, estamos trabalhando totalmente com o pé no chão, a partir do replanejamento da pasta e do reconhecimento do potencial da equipe técnica. Temos a certeza que as ações aqui apresentadas em breve apresentarão bons resultados”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet